Descubra sua personalidade e qual hobby combina com você!

Apesar de muitos já conhecerem os benefícios que advêm da prática de um hobby, nem todos possuem um interesse específico ou sabem por onde começar. Por isso hoje nós indicaremos hobbies que combinam com cada tipo de personalidade, de acordo com as mais recentes pesquisas realizadas na Northwestern University, nos Estados Unidos.

De acordo com esse estudo, publicado na revista Nature Human Behavior, existem 4 tipos de personalidade. Essa diferenciação é baseada em 5 traços básicos da personalidade: neuroticismo (maior sensibilidade ao mal-estar), extroversão (abertura para o mundo externo), abertura a novas experiências, simpatia (agradabilidade) e conscienciosidade (tendência para demonstrar autodisciplina).

A seguir apresentaremos cada uma das personalidades e quais hobbies indicamos para cada uma delas.

1- Regular

group of women doing work out
Foto por bruce mars em Pexels.com

Pessoas regulares são propensas a vivenciar emoções negativas (têm um alto neuroticismo), mas são bastante extrovertidas, buscando sempre a companhia de outras. Apesar disso, não são abertas a novas experiências.

Para a prática de hobbies, indicamos as atividades em grupo, que satisfarão a necessidade de estar com outras pessoas. Se você faz parte desse grupo e quer aproveitar o início do ano para começar a praticar, além de um hobby, também um exercício físico, indicamos que procure a academia mais próxima (desde que seja de qualidade) e investigue as aulas que ela oferece. Talvez yoga e pilates não sejam para você, mas aulas de dança, spinning e aeróbica são super recomendadas, assim como hidroginástica.

A prática de uma arte marcial também pode te dar muito prazer, especialmente se o treino envolver contato direto com outras pessoas. O importante é que você sinta que não está sozinho(a) e se fortaleça no grupo que treina com você. Esportes coletivos são igualmente bons e te deixarão mais feliz!

Se você é do tipo regular mas não pretende realizar uma atividade física, que tal focar em atividades que trarão mais alegria ao seu grupo de amigos? Talvez aprender a fazer drinks, cozinhar ou até mesmo organizar festas seja o hobby perfeito para você!

2- Reservada

silhouette of man at daytime
Foto por Prasanth Inturi em Pexels.com

A pessoa reservada tem baixo neuroticismo, sendo emocionalmente bem estável. Não é aberta a novas experiências nem extrovertida, mas é agradável e autodisciplinada (tem uma alta conscienciosidade).

Os hobbies que essas pessoas podem praticar são inúmeros. Por terem baixa taxa de extroversão, ficam felizes se dedicando a atividades individuais, como fotografia, costura ou jardinagem. Yoga e meditação permitem que ela entre ainda mais em contato consigo, o que pode ser uma vantagem ou uma desvantagem, caso deseje melhorar sua extroversão.

Como essas pessoas estão constantemente em contato com seu interior, atividades criativas ajudam a aliviar esse peso, por isso uma boa ideia é se dedicar ao artesanato, pintura ou até mesmo à música.

A leitura talvez seja o hobby preferido dessas pessoas. Para quem gosta de ler e quer tentar ser mais extrovertido, a dica é participar de um grupo de leitura. Escrever um blog também é uma boa forma de manter a introspecção, ao mesmo tempo em que se abre para o mundo exterior, pois pessoas desconhecidas irão interagir com o seu conteúdo.

3- Exemplar

man using brown and black electric guitar while singing
Foto por Thibault Trillet em Pexels.com

Indivíduos exemplares têm baixo neuroticismo (ou seja, têm estabilidade emocional) e uma alta taxa em todas as outras características: extroversão, abertura a novas experiências, simpatia e conscienciosidade. Normalmente mais velhas, essas pessoas são confiáveis e agradáveis.

Se você faz parte desse grupo privilegiado, praticamente qualquer hobby é para você, mas dada a sua alta capacidade nas características pessoais positivas, recomendamos que você não se dê por satisfeito(a) e procure atividades ousadas, que te ajudarão a crescer ainda mais.

Hobbies como teatro e aula de circo exigem uma alta dose de autoconhecimento mas também de extroversão, sendo perfeitos para quem se enquadra nesse grupo. A prática do canto e de um instrumento musical pode sair do nível individual e ser exposta para o deleite de outras pessoas.

Pessoas dessa categoria também podem se dar muito bem vendendo a própria imagem, como num canal no YouTube ou no Instagram. Desenvolva seus talentos e o mundo estará na palma da sua mão!

4- Egocêntrico

adult beautiful blur close up
Foto por Burst em Pexels.com

Com bastante extroversão e neuroticismo, mas pouca abertura, simpatia e consciência, esses indivíduos não são o que nós chamaríamos de agradáveis. Pensam primeiro em si mesmos e não sabem lidar bem com frustração.

Se você pertence a esse grupo, indicamos como hobbies conhecer novos filmes e séries (no cinema, onde você estará com outras pessoas), novas músicas e montar coleções dos artigos que mais te interessam. Jogos podem ser uma boa pedida – de tabuleiro, de cartas, videogame… – desde que você saiba perder e se divirta no processo. Esportes radicais também podem te fazer feliz, desde que praticados em grupo, considerando sua alta extroversão.

Agora, se você pretende se aprimorar e melhorar os outros aspectos da sua personalidade, aposte em atividades que exigem autodisciplina, como montar quebra-cabeças ou participar de grupos de degustação, práticas que não te permitirão desistir no meio do caminho. Atividades que aumentam a empatia também podem ser uma boa escolha, como cuidar de animais ou realizar trabalhos voluntários.

O importante é utilizarmos os hobbies não apenas para nos sentirmos bem, mas também para nos aprimorarmos e nos tornarmos pessoas melhores! Aproveite o início do ano e comece já um novo hobby!

Você pratica um hobby? Nos conte nos comentários e compartilhe esse post com aquele(a) amigo(a) que merece começar algo novo em 2019!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s