10 resoluções de Ano Novo que você deveria adotar

Parece que há pouco tempo nós comemorávamos o réveillon, mas hoje já estamos com o Natal batendo à nossa porta! De repente nos pegamos no supermercado ouvindo aquela música (deprimente, por sinal) que pergunta: “o que você fez?” E a análise não poderia ser pior: passamos mais um ano sem objetivos.

A chegada de um novo ano é sempre um período significativo: nos leva a refletir sobre o que fizemos no ano que passa e sobre o que gostaríamos de fazer no novo tempo que se aproxima. Repletos de esperança, é o tempo ideal para nos comprometermos com mudanças a fim de transformarmos a nossa vida em uma existência mais significativa. Para que você atinja esse fim, apresentaremos hoje uma lista com 10 sugestões de resoluções de Ano Novo.

1- Agradecer mais

grayscale photography of man praying on sidewalk with food in front
Foto por sergio omassi em Pexels.com

Quantas vezes estamos rodeados de coisas boas mas nos sentimos tristes e desanimados? Ao não praticarmos a gratidão diariamente, focamos nos aspectos negativos de nossa vida e deixamos as coisas boas passarem despercebidas. Quando nos esforçamos para sermos gratos, em contrapartida, vemos de forma positiva a maioria dos acontecimentos do nosso dia. Se em 2019 formos capazes de exercitar a gratidão, certamente chegaremos ao final do ano com a sensação de que fomos mais felizes – porque seremos de fato. Para ler mais sobre o assunto, clique aqui.

2- Praticar o hygge

black ceramic mug on round white and beige coaster on white textile beside book
Foto por Isabelle Taylor em Pexels.com

O hygge, estilo de vida dinamarquês, tem como objetivo tornar a vida melhor através de pequenas experiências. Com pequenas atitudes, como acender velas ou manter-se distante do celular, são criados momentos que, embora corriqueiros, tornam-se especiais e ajudam a melhorar o dia. Certamente a adoção desse hábito tornará o seu ano muito mais feliz! Para entender melhor o que é o hygge e como aplicá-lo no seu dia a dia, clique aqui.

3- Investir em si mesmo

photo of woman using her laptop
Foto por bruce mars em Pexels.com

Quem nunca percebeu, ao final de um ano, que passou por ele todo e não acrescentou nada a si mesmo(a)? Muitas vezes somos dragados pela rotina e caímos numa acomodação que não nos permite sequer pensar em mudanças. Enquanto muitos podem ter como resolução de Ano Novo a aquisição de bens, nós podemos – e devemos – buscar o aprimoramento pessoal. O autoinvestimento nos dá valores que não podem ser roubados e nunca se perderão, e por isso é uma ótima resolução a ser perseguida no ano que chega! Para entender melhor, clique aqui.

4- Praticar a caridade

achievement blur charity collaboration
Foto por rawpixel.com em Pexels.com

No final do ano parece que todo mundo fica mais caridoso, não é? Na verdade, parte da magia do Natal vem justamente desse sentimento de fraternidade que nos atinge em cheio. Nos reunimos em família, trocamos presentes e nos sentimos mais próximos das pessoas. Mas esse sentimento e seus benefícios não precisam se restringir ao Natal: praticar a caridade é importante o ano todo e pode nos trazer inclusive benefícios financeiros. Para saber mais, clique aqui.

5- Organizar-se

flat lay photography of calendar
Foto por rawpixel.com em Pexels.com

Quanto mais desordem existe à nossa volta, mais desorganizados nos sentimos interiormente. Se o nosso desejo é de nos aprimorarmos no ano que vem e cumprirmos os objetivos traçados, precisamos nos organizar. Saber quais são nossas metas e os caminhos mais efetivos para chegarmos até elas é o primeiro passo, mas podemos fazer ainda mais. Quando nos organizamos, nossas ideias ficam mais claras e menos preocupações sugam nossa energia. Se quiser saber mais sobre os benefícios da organização, clique aqui.

6- Viver abaixo das possibilidades

group of people sitting on white mat on grass field
Foto por Helena Lopes em Pexels.com

Ao invés de estabelecermos como objetivo para 2019 a aquisição de bens de consumo, podemos procurar viver abaixo do que nossa renda permite. Assim, chegaremos ao fim do próximo ano com mais dinheiro e sentindo que vivemos de forma mais leve, pois não sofremos para manter o que não precisamos. Conheça mais benefícios dessa prática clicando aqui.

7- Desenvolver um hobby

person using green typewriter
Foto por rawpixel.com em Pexels.com

Nem só de trabalho e de investimentos é feita a vida. Todos nós precisamos de um tempo para realizar atividades prazerosas e aprender mais sobre algum assunto de interesse. Adotar um hobby é um meio eficaz para tornar nossa vida mais significativa e nos manter longe do estilo de vida consumista e superficial adotado pela maioria. Uma ótima resolução para quem quer fazer do próximo ano um período de crescimento pessoal e de paz. Para saber mais a respeito do assunto, clique aqui.

8- Cuidar da saúde

woman doing yoga activity
Foto por rawpixel.com em Pexels.com

Trabalhar é preciso, mas se não nos cuidarmos, perdemos a saúde e tudo o que conquistamos com tanto esforço. A prática de atividade física é um hábito necessário que pode ser iniciado com o novo ano. O segredo para continuar praticando (e não transformar essa em mais uma resolução que começa mas não termina o ano) é escolher um tipo de exercício que realmente te agrade. Outra dica é procurar por atividades nas quais seja óbvio perceber seu desenvolvimento, como as artes marciais, que você conquista gradativamente as faixas mais altas. Leia mais sobre a importância de cuidar da saúde clicando aqui.

9- Guardar dinheiro

person holding pink piggy coin bank
Foto por rawpixel.com em Pexels.com

Se existe um hábito que as pessoas (especialmente no Brasil) dificilmente cultivam é o de poupar. Guardar dinheiro não é coisa de gente mesquinha, como muitos pensam, mas de pessoas que querem se sentir seguras e ter o mínimo de controle sobre a própria vida. Poupando uma quantia pequena todo mês, no final do ano você já teria muito mais do que tem nesse momento, não é verdade? Depois que o hábito estivesse naturalizado em você, sua reserva só aumentaria, podendo até te proporcionar liberdade financeira um dia, já imaginou? Por isso, jogue na Mega da Virada se tiver vontade, mas conte mesmo com o pé de meia que só você pode garantir para si mesmo. Para saber mais sobre as vantagens de poupar dinheiro, clique aqui.

10- Exercitar a força de vontade

woman in black full zip jacket
Foto por i love simple beyond em Pexels.com

É claro que não adianta nada fazermos mil resoluções de Ano Novo se até o Carnaval já desistimos de todas elas. Por isso, escolha algumas poucas para o próximo ano e leve a sério, como um compromisso que você tivesse estabelecido com outra pessoa. Saiba que será difícil, mas que a força de vontade necessária para adotar um novo hábito nos ajuda a sermos pessoas mais assertivas e determinadas, nos tornando mais capazes de realizar as mudanças que quisermos, quando escolhermos. Leia o texto que fizemos sobre isso clicando aqui.

Quais são suas resoluções de Ano Novo para 2019? Nos conte nos comentários, quem sabe outras pessoas sejam inspiradas pela sua ideia! Se você gostou desse texto, não deixe de curtir e compartilhar! Desejamos que o próximo ano seja repleto de conquistas e que possamos continuar juntos rumo ao aprimoramento pessoal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s