5 motivos para fazer um detox digital

Quanto tempo por dia você passa online? Talvez seja difícil responder essa pergunta. Seja assistindo a vídeos no youtube, lendo posts em blogs ou mesmo checando mensagens no whatsapp, nosso dia a dia está tão impregnado com a internet que fica difícil termos noção do tempo gasto online. Nos mantemos ligados aos aparelhos digitais em todo lugar, a toda hora e nem nos damos conta disso.

É claro que a internet hoje nos ajuda muito na vida offline, facilitando a comunicação com pessoas de nosso convívio real, por exemplo. Entretanto, como todo excesso traz consequências ruins, temos que estabelecer limites para nós mesmos. A seguir apresentaremos 5 motivos para fazermos um “detox” e limitarmos o tempo que passamos em frente aos aparelhos digitais.

1- Menos propaganda, menos consumismo

close up of human hand
Foto por Pixabay em Pexels.com

Um assunto recorrente aqui no Consumo de Valor é como o marketing se utiliza de estratégias variadas para nos convencer a consumir o que eles desejam. Especialistas debruçam sobre o comportamento humano para desenvolver métodos cada vez mais eficazes de nos fazer comprar o que não precisamos e veiculam principalmente nos meios digitais.

Quando consumimos conteúdo de meios de comunicação (de redes sociais até programas televisivos) nos tornamos alvos do marketing e frequentemente somos influenciados por ele. Enquanto nossa racionalidade luta contra o consumismo e se esforça para desenvolver métodos eficazes para isso, nós nos expomos à força contrária, tornando essa batalha ainda mais difícil. Nos meios digitais esse problema aumenta, pois a propaganda vem mascarada de muitas formas.

Para notar os benefícios do “detox” não é necessário abandonar esses veículos de comunicação, mas manter um distanciamento saudável deles. Tente apenas não ficar “de bobeira” no celular e você certamente verá a diferença que isso fará na sua necessidade de consumo.

2- Menos comparação, menos frustração

woman sitting on chair while eating pasta dish
Foto por Adrienn em Pexels.com

Imagine que você passa um dia atribulado no trabalho, resolvendo muitos problemas e lidando com situações estressantes. Chega em casa cansado(a) e resolve olhar as redes sociais para relaxar, mas tudo o que você vê – pessoas viajando, comendo bem, se divertindo – faz com que você se sentir pior, como se fosse o único a não viver uma vida perfeita.

É essa a sensação que as redes sociais nos trazem. Por mais que desejemos nos sentir felizes com as conquistas de nossos amigos, é natural que nos comparemos e fiquemos tristes por não termos o mesmo, até porque as redes sociais mostram uma fatia muito pequena da vida das pessoas, a parte mais bonita dela.

Assim também ocorre com a autoestima quando ficamos em contato com as mídias que mostram pessoas perfeitas, criadas por photoshop mas vendidas como padrões de beleza. Ainda que tenhamos consciência dessa artificialidade e nos amemos como somos, é simplesmente impossível não nos compararmos. Com isso, ficamos frustrados, tristes e mais vulneráveis às estratégias do mercado.

Por isso o detox digital faz muito bem: nos deixa mais distantes desse mundo de aparências e nos permite observar o que realmente acontece à nossa volta e com a nossa vida, sem que fiquemos nos comparando o tempo todo com pessoas que parecem ter uma vida perfeita.

3- Menos notícia, menos desespero

man in blue and brown plaid dress shirt touching his hair
Foto por Nathan Cowley em Pexels.com

Quantas notícias boas nós vemos diariamente? Se comparássemos com as que nos transmitem desgraças, tristezas e crimes, qual seria a porcentagem de cada uma? Assim como a mídia tenta acabar com a nossa autoestima para que consumamos mais, também nos apresenta um mundo muito pior do que realmente é. Isso porque, com o sentimento de desespero alimentado por cada nova notícia que chega até nós, nossa tendência é de aumentar nosso consumismo na tentativa de nos sentirmos melhor.

Quando ficamos longe dos (desesperadores) conteúdos noticiais, nos sentimos melhor e não recorremos ao consumo para nos dar a sensação de controle e paz. Somos capazes de viver nossas vidas atentos ao que ocorre ao nosso lado mas sem generalizar desgraças do mundo todo para nossa realidade. Nossa saúde mental agradece.

4- Menos distração, mais produtividade

man wearing white hard hat leaning on table with sketch plans
Foto por rawpixel.com em Pexels.com

Quantas coisas deixamos de fazer por estarmos absortos no mundo digital? Ou fazemos de forma distraída, enquanto prestamos atenção no celular? Nossa produtividade aumenta muito quando fazemos um “detox digital” porque somos capazes de estar no momento presente, nos entregando por inteiro à atividade realizada.

Agimos com foco e, portanto, com rapidez e qualidade, fazendo mais coisas em menos tempo. No final do dia nos sentimos bem por termos cumprido nossas obrigações, em oposição à sensação de que perdemos o dia todo olhando para uma tela. Sabemos que cada dia bem vivido nos leva mais perto de quem desejamos ser e que só assim cumprimos nosso potencial.

5- Menos mundo digital, mais vida real

four women standing on mountain
Foto por rawpixel.com em Pexels.com

Por mais que lutemos para ter seguidores e amigos nas redes sociais, sabemos que o que realmente faz a diferença em nossas vidas são os que estão ao nosso lado no mundo real, nos auxiliando nos momentos difíceis e compartilhando conosco as alegrias. Essas pessoas não se importam com a foto perfeita ou a frase de efeito, pois estão sempre ao nosso lado para o que precisamos.

Quando nos permitimos viver além do mundo virtual, ganhamos experiências reais, com pessoas que nos conhecem por inteiro e mesmo assim gostam de nós. Vemos as cores do céu, admiramos a natureza e o que ocorre fora de nossas telas; vivemos acontecimentos reais e que nos afetam verdadeiramente.

Não importa quão interessante seja o mundo virtual, ele nunca chegará aos pés da vida real. Busquemos viver mais off do que online para que, ao final do dia, tenhamos a sensação de que vivemos de forma plena e aproveitamos a realidade e tudo de bom que ela nos traz.

Conhece alguém que precisa de um detox digital? Compartilhe esse post e deixe nos comentários suas dicas para o colocarmos em prática!

5 comentários sobre “5 motivos para fazer um detox digital

  1. Acho que estou no meio do caminho hahahaha Cada dia consumo menos coisas desnecessárias e também já não fico comparando a minha vida. Por um tempo eu cheguei no nível de sofrer por não saber tudo que está acontecendo, de perder alguma notícia… Já me libertei disso e estou no caminho para ser mais produtiva e viver o momento presente. Quando eu saio de casa para alguma festa ou passeio tiro no máximo 5 fotos e guardo meu celular para estar presente e não ver tudo pela lente do meu celular

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s