Pratique a caridade e tenha mais dinheiro

Acreditamos que os nossos leitores possuem uma característica em comum: entendem a importância de ter dinheiro. Isso porque, conforme passam a consumir melhor, ganham mais consciência financeira, pois reconhecem o valor do seu dinheiro e como ele pode ser crucial em vários momentos de suas vidas. Essas pessoas compreendem a importância de poupar, pois sabem que uma reserva de dinheiro gera segurança e a possibilidade de cuidar de si mesmos e dos outros. É por isso que consumidores conscientes acabam poupando cada vez mais.

Apesar do ato de poupar ser por si só um ato de generosidade, pois abrimos mão de prazeres imediatos e pessoais para assegurar a tranquilidade de outros, não podemos perder de vista a importância de também praticar atos de caridade. Não nos referimos apenas a doação de dinheiro, mas de tempo e de trabalho também. Embora a princípio possa parecer que a prática da caridade nos tira recursos, na realidade ela nos deixa mais ricos (tanto no sentido figurado como literalmente), o que provaremos a seguir.

Nos enriquece interiormente

hands people friends communication
Foto por Pixabay em Pexels.com

A consequência mais óbvia e talvez mais importante da beneficência não pode ser aferida quantitativamente, mas é indiscutivelmente enriquecedora. Sentir que fazemos o bem e ajudamos a humanidade nos põe em contato com o que temos de melhor dentro de nós mesmos. Entendemos que nada é permanente e que, se hoje podemos ajudar alguém, amanhã poderemos precisar de ajuda.

A caridade nos faz sentir que não estamos sozinhos e que fazemos a nossa parte pelos outros. Dessa forma, o ganho é incalculável: somos acrescidos de humanidade, bondade e gratidão pelo que temos. Nos tornamos seres humanos melhores, mais antenados às necessidades alheias e dispostos a empregar nosso dinheiro no que realmente faz diferença.

Nos dá perspectiva

little boy carrying can
Foto por Dazzle Jam em Pexels.com

Lutar contra o consumismo não é fácil, já que o mercado se utiliza das mais variadas técnicas para nos influenciar. Ainda assim, nós, consumidores responsáveis, escolhemos lutar diariamente contra o mundo e nos esforçar para sairmos dessa rede em que, infelizmente, a  maioria se encontra. Por isso, precisamos nós também adotar estratégias para que consigamos amenizar o esforço necessário para atingir nosso objetivo.

A prática da caridade nos serve como uma estratégia contra o consumismo, já que nos ajuda a abrir os olhos para realidades distintas da nossa. Isso ocorre porque muitas vezes encaramos a nossa vida, por mais confortável que seja, como algo natural, partindo do pressuposto de que todos têm o mesmo que nós ou mais. Com essa mentalidade fica fácil nos sentirmos mal por não termos futilidades que, na prática, fariam pouquíssima diferença em nossa vida e na dos outros.

Quando entramos em contato com outras realidades e vemos que muitas pessoas vivem com menos que nós, às vezes com quase nada, entendemos que o consumismo não é necessário nem benéfico. Assim, conseguimos entender até onde vão nossas necessidades reais e o que é dispensável, reduzindo o nosso consumo e, assim, fazendo com que nos sobre mais dinheiro (parte do qual podemos destinar aos que necessitam).

Nos ajuda a valorizar nosso dinheiro

bunch of bronze and silver coin and banknote
Foto por Pixabay em Pexels.com

Ao entender que o consumismo não é a única opção, passamos a valorizar mais nosso dinheiro, pois percebemos que o preço de certos bens de consumo não são condizentes com a sua essencialidade. Por exemplo: quando nos deparamos com determinado produto e notamos que ele custa o mesmo que uma cesta básica, ou o equivalente ao que uma família inteira utiliza para sobreviver durante o mês, entendemos o real valor do nosso dinheiro e se vale a pena ou não gastá-lo com aquilo.

Percebemos que o nosso dinheiro pode ter um destino muito melhor do que comprar algo que nem vamos usar ou que servirá apenas para que os outros admirem. Ficamos mais conscientes de que não podemos gastar à toa enquanto pessoas passam tanta dificuldade à nossa volta. Assim, gastando menos e ajudando quem precisa, ainda nos tornamos mais ricos, desperdiçando menos com o que não vale a pena.

Reforça nossos objetivos

person holding pink piggy coin bank
Foto por rawpixel.com em Pexels.com

Mas para quê precisamos ser mais ricos? Aonde queremos chegar com isso? A uma maior segurança para nós, nossos entes queridos e toda a sociedade. Todos os poupadores e praticantes do consumo de valor certamente já foram chamados de egoístas, de mesquinhos e tantos outros adjetivos usados por quem não entende o que fazemos. Ironicamente, é justamente aos “sovinas” que as pessoas pedem ajuda quando precisam, já que eles são os únicos que possuem uma reserva financeira.

Ora, não é preciso explicar muito mais para que fique claro que o que fazemos, longe de ser um ato de egoísmo, é a prática do amor e da caridade. As pessoas que gastam tudo que ganham entendem como cobiça o fato de não cedermos às tentações consumistas, achando que abrimos mão de “viver de verdade” em prol do dinheiro. O que elas não entendem é que nós abrimos mão dos prazeres ilusórios oferecidos pelo consumismo para, daí sim, “viver de verdade”, pois vivemos a vida que faz sentido para nós, e não a que o mercado nos vende. Não colocamos o dinheiro acima de tudo, mas priorizamos a segurança e a possibilidade de ajudar os outros e nós mesmos em caso de necessidade. Os poupadores, que têm a fama de serem mesquinhos e avarentos, são os que têm a possibilidade de realmente ajudar quem necessita.

action adult affection eldery
Foto por Matthias Zomer em Pexels.com

Por isso é importante que pratiquemos a caridade: para nos manter em contato com o real objetivo da nossa vida, que não é, como muitos pensam, de acumular dinheiro para torrá-lo depois ou para “morrermos ricos”, mas para ajudar nossos irmãos, seres humanos que precisam de auxílio para terem uma vida que não é de consumo, como a maioria prioriza, mas a que todos deveriam desejar: uma vida com dignidade.

3 comentários sobre “Pratique a caridade e tenha mais dinheiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s