Relacionamentos que melhoram o mundo

Estamos em junho e o que mais se vê na internet é conteúdo sobre o Dia dos Namorados. Consideramos essa uma data relevante, já que versa sobre uma das coisas mais difíceis e maravilhosas em nossas vidas – os relacionamentos. Embora aqui no Brasil o Dia dos Namorados seja celebrado apenas entre quem possui envolvimento amoroso, em países como o Japão a comemoração engloba amigos, familiares e até colegas de trabalho.

O Consumo de Valor tem como objetivo a ressignificação do consumo e, para tal, incentiva a reflexão sobre diversos aspectos da vida, pois acredita que a chave para a felicidade é o autoconhecimento. Como acreditamos que o Dia dos Namorados é um bom momento para pensarmos sobre todas as relações das quais fazemos parte, resolvemos usar a data para refletir sobre como nos relacionarmos com os outros de forma a melhorarmos nós mesmos e o mundo.

(Se você quiser dicas de como presentear, confira nosso post sobre o Dia das Mães e como presentear sem consumismo, com orientações que podem ser aplicadas a qualquer situação.)

A integridade

backlit dawn foggy friendship

Sempre que nos relacionamos com outra pessoa – seja no trabalho, na família ou de forma amorosa – tentamos corresponder às expectativas que acreditamos que aquela pessoa tem sobre nós. Nos esforçamos para ser um bom filho, um profissional que está pronto para qualquer coisa, um amigo que se doa sem pensar duas vezes. Sabemos que as relações necessitam de esforço e doação para darem certo, mas é preciso que tomemos muito cuidado para não trairmos quem somos.

Acreditamos que nossa individualidade deve continuar íntegra independentemente da pessoa com quem nos relacionamos e que não podemos nunca trair nossos valores para agradar o outro. Isso não significa que não devemos fazer concessões e deixar que o outro nos ajude a melhorarmos como pessoa, mas que o limite para isso é a nossa integridade e nossos valores.

Como saber até onde podemos ir num relacionamento sem nos trair? A resposta está sempre no autoconhecimento. Apenas refletindo sobre quem somos podemos atingir a autoestima e autoconfiança suficientes para nos relacionarmos e nos doarmos em cada relação sem nos prejudicar e ferir quem somos. Quando conseguimos isso, aproveitamos tudo que a outra pessoa tem para nos dar e oferecemos tudo que podemos, vivenciando assim uma experiência única e muito rica que proporciona felicidade para todos os envolvidos.

A humildade

man in black long sleeved shirt and woman in black dress

Ninguém consegue se relacionar bem sem humildade. Um relacionamento pressupõe uma doação que, embora não deva ser completa a ponto de esquecermos de nós, deve nos permitir pensar no outro com empatia. Quando agimos assim, deixamos de lado os julgamentos e aceitamos o outro como é, fazendo a nossa parte para sermos também a melhor versão de nós mesmos.

Sabemos que ninguém é perfeito, mas às vezes temos a tendência de nos esquecer da nossa própria imperfeição e apontar a do outro. Qualquer relacionamento é uma coisa séria e deve ser sempre acompanhado da percepção de que o outro é um ser humano único e que tem a sua vida influenciada por nós, em maior ou menor medida. Por isso é necessário que tratemos todos com quem nos relacionamos – ainda que de forma superficial – com muito respeito. Se percebermos que aquela companhia não nos traz nada de positivo, a solução é simples: saímos dessa relação (sem traições e artimanhas, mas com coragem e segurança); mas enquanto consideramos benéfico mantê-la, o respeito deve predominar.

Não dá para ficar apontando os defeitos alheios e esquecer que nós também somos repletos(as) deles, sendo que todos os que convivem conosco também precisam lidar com versões não tão agradáveis de nós. Compreensão e paciência são as palavras-chave para qualquer relação e devem ser praticadas diariamente. Quando lembramos que o outro também precisa lidar com as nossas dificuldades fica muito mais fácil lidar com as dificuldades dele(a) e ajudá-lo(a) a se tornar uma pessoa melhor. Todos saem ganhando quando o relacionamento é baseado em humildade e compreensão.

A força

friends girl blonde portrait

Deixando de lado a ideia de alma gêmea e que cada pessoa está predestinada a uma outra, entendemos que todo relacionamento demanda esforço. Como tudo na vida, é preciso uma postura ativa para que tenhamos sucesso no trato com outra pessoa. Nada vem de graça e, se as pessoas que compartilham um relacionamento não estiverem totalmente dispostas a fazerem dar certo, certamente o sucesso nunca virá – o que significa que a relação se extinguirá ou, pior, que ela perdurará trazendo sofrimento às partes.

Novamente como tudo na vida, não há uma meta final que possa ser apontada como o sucesso de um relacionamento. Essa jornada deve ser experimentada um passo por vez, com conquistas pequenas e diárias. Cada momento de apoio que conseguimos oferecer, de paciência, de solidariedade e de carinho é um passo adiante no caminho de um relacionamento de sucesso, que traz felicidade para todos os envolvidos apesar dos pequenos problemas que enfrentamos e que sempre podem nos ajudar a crescer.

Ou seja…

two women with man hugging by the sea

Relacionar-se não é sempre fácil. É preciso muita paciência e compreensão para lidarmos e apoiarmos outro ser humano, que tem dificuldades e características próprias. É preciso muito cuidado para nos entregarmos por inteiro, com a real disposição para fazer dar certo, e ainda conservarmos nossos valores e individualidade.

Ter alguém para nos apoiar e compartilhar conosco os momentos de felicidade é maravilhoso, mas é preciso lembrar que a outra pessoa também precisa disso e que só com reciprocidade conseguimos construir um relacionamento feliz e duradouro. Apenas esse tipo de relação pode nos fazer bem e tornar a nossa vida um pouco mais completa, nos ajudando a seguir em frente e transformando o mundo num lugar mais harmônico.

Desejamos um ótimo Dia dos Namorados a todos os que amam, ainda que não estejam numa relação amorosa; que possamos usar essa data para praticar a paciência e o amor com todos os seres.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s