A importância da gratidão

Nossa rotina é tão ocupada por acontecimentos e tarefas cotidianas que muitas vezes não nos lembramos de agradecer. Seja por uma conquista no trabalho, um momento alegre com os amigos ou até mesmo por estar vivo: passamos por muitos momentos bons sem sequer perceber.

A gratidão não é um sentimento que exige destinatário, ou seja, não é necessário acreditar que algo ou alguém nos providencia coisas boas para que possamos nos sentir gratos. Ela é um sentimento relacionado à nossa forma de lidar com o mundo e com a própria vida e, portanto, independe de credo.

Também não é necessário ter a vida “perfeita” para sentir gratidão. Todos nós temos motivos para sermos gratos, basta um olhar mais apurado para enxergar a felicidade das pequenas coisas. Apresentaremos a seguir alguns benefícios que o exercício permanente da gratidão pode nos proporcionar.

Valorizamos o que temos

baby children cute dress

Ser grato(a) por algo nada mais é do que abrir os olhos e perceber o lado bom do que vivenciamos e temos. Muito da tendência consumista que encaramos hoje vem de uma insatisfação constante com o que temos e a sensação de que precisamos sempre de mais.

Quando nos acostumamos a agradecer percebemos o valor de tudo que faz parte da nossa vida: desde o carro velhinho que nos leva aonde precisamos, até a ausência de algum objeto em casa, que nos faz improvisar e sermos criativos. Mesmo os acontecimentos ruins transformam-se em oportunidades de aprendizado quando os encaramos com otimismo e gratidão.

Ganhamos esperança

pexels-photo-875862.pngSe treinamos nosso olhar para o lado bom das coisas e nos tornamos otimistas, a falta transforma-se em gratidão: o sofrimento por não ter o apartamento dos sonhos torna-se gratidão pelo local em que vivemos e pela chance de um dia conquistarmos aquele que desejamos; o produto que deixamos de comprar transforma-se em alegria porque nos deixa mais perto de nossas metas.

Agradecer pelo que temos nos torna pessoas mais felizes, pois quando somos capazes de perceber tudo que conquistamos, entendemos que o futuro também será repleto de sucessos e aprendizados. Cultivamos a esperança e entendemos que é apenas uma questão de tempo até chegarmos aonde desejamos, sem que precisemos sofrer durante a jornada, mas apreciando o que conquistamos a cada passo.

Alcançamos mais

pexels-photo-287240.jpegCom a visão otimista de apreciar as pequenas conquistas do caminho somos capazes de chegar mais longe e de forma feliz. Como a jornada se torna mais prazerosa, temos mais força e fica mais difícil desistir no meio do caminho. Entendemos que tudo o que temos é importante e que, ainda que não seja o ideal, nos ajudará a alcançar o que queremos.

Enquanto continuamos caminhando felizes, com o foco nas metas finais mas aproveitando cada conquista, nos sentimos seguros de que estamos no caminho certo e melhoramos nossa autoestima. Nos sentimos orgulhosos de tudo que temos, conquistamos ou somos, ainda que queiramos sempre nos aprimorar.

Vivemos leves

pexels-photo-979599.jpegAo praticar a gratidão vemos a nossa vida como um conjunto de conquistas e aprendizados, e não como vazios e erros. Ao tirarmos o foco da negatividade, entendemos que somos humanos e que podemos sim errar, desde que aprendamos alguma lição. Não nos enxergamos com o peso de ser especial, infalível ou com a necessidade de acertar sempre, mas como uma pessoa comum que vive; e a vida é feita de erros e acertos, o que faz dela divertida e não um peso a ser carregado.

Entendemos a vida como uma oportunidade de darmos sempre o nosso melhor, ainda que ele não seja suficiente. Acabamos com a ideia de que a vida é feita de sofrimentos para entender que ela é feita de aprendizados, alguns dolorosos, outros prazerosos, mas sempre num caminho para o aprimoramento de quem somos.

Aprendemos mais

pexels-photo-582430.jpeg

Com a autoestima bem desenvolvida, conhecemos nosso potencial e temos coragem para aceitar novos desafios. Quando somos gratos pelo que ocorre na nossa vida, mesmo pelos aprendizados advindos de acontecimentos desagradáveis, entendemos que o erro faz parte da nossa jornada e não deixamos o medo nos paralisar.

Entendemos que temos capacidade para enfrentar muitas coisas e ter sucesso, mas que se falharmos, certamente aprenderemos algo e estaremos mais próximos da pessoa que queremos ser. A autoconfiança cresce e nos arriscamos mais, tentamos mais e consequentemente alcançamos muito mais.

Ou seja…

pexels-photo-918496.jpegCada momento que vivemos é uma chance de fazermos melhor e sermos felizes, e essa é uma oportunidade pela qual devemos ser muito gratos, mas não podemos nos esquecer do que vivemos no passado e de como essa série de acontecimentos fez com que nos tornássemos o que somos hoje e tivéssemos a chance de ser ainda mais felizes no futuro.

A leveza advinda da gratidão contagia nossa vida e, paradoxalmente, nos torna mais fortes e nos leva mais longe. Somos capazes de realizar mais porque percebemos nosso potencial e não temos medo de falhar, sabendo que o erro é natural e enriquecedor. Não perdemos nosso tempo atrás do que não nos faz sentido porque sabemos dar valor ao que temos e utilizamos essas ferramentas para alcançar o que realmente queremos.

Em outras palavras, nos tornamos pessoas mais sábias, felizes e esperançosas, capazes de escrever e trilhar a própria vida sem que nos tornemos joguetes do mercado ou de qualquer outra força que queira nos controlar.

Por isso é importante que criemos o hábito de agradecer, para que sejamos cada vez mais capazes de reconhecer as coisas boas em nossas vidas e tenhamos cada dia mais felicidade, cientes de todas as nossas conquistas e aprendizados e esperançosos com o futuro.

6 comentários sobre “A importância da gratidão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s