Profissionais de Valor: Tomás Szpigel

Hoje a série Profissionais de Valor tem o prazer de receber o adestrador canino Tomás Szpigel, especialista em educação, socialização e comportamento animal. Ele é o criador do Adestramento Natural, metodologia que se baseia na motivação e no amor incondicional para educar nossos amigos cães sem o uso da força.

1- Tomás, primeiramente agradecemos pela disposição em falar conosco. Gostaríamos que você iniciasse a conversa citando alguns benefícios que o bom adestramento traz à vida dos cães e de seus tutores.

O trabalho de um adestrador que está atualizado com as pesquisas científicas visa proporcionar uma vida harmoniosa entre cães e humanos. Levamos o conhecimento atual e embasado para as pessoas que atendemos e mostramos formas amigáveis de ensinar os cães. O benefício atingido inicialmente é a melhora na qualidade de vida tanto dos cães, quanto das famílias.

Ao retirarmos as broncas e castigos, mostramos opções mais efetivas e rápidas de lidar com os problemas. Nós tiramos o peso dos ombros da família que acha que é necessário punir o seu cão, já que na maioria das vezes, elas fazem dessa forma porque alguém disse que precisava ser assim. Na verdade, não deve ser assim.

 Os outros benefícios estão relacionados ao bem estar do cão, compreensão mútua (homem/cão), mais facilidade na inclusão social e a segurança do cão. Um cão socializado e educado desde cedo, proporciona a chance dele e de sua família aproveitar o máximo da vida.

 2- O que é o adestramento natural?

O adestramento amigável, onde os resultados são conseguidos através da psicologia e do bem estar dos cães, surgiu da consciência coletiva e cada um dos adestradores que desenvolve seu próprio trabalho acaba criando uma marca. Eu tenho algumas marcas no mercado para cursos, conteúdo e serviços, e o Adestramento Natural é o nome que uso para identificar a metodologia e as teorias que eu desenvolvi relacionadas à educação e treinamento de cães. Publiquei um livro há oito anos, que se chama Adestramento Natural, dois anos mais tarde filmei um curso com o conteúdo desse livro com o mesmo nome, que na época era vendido em DVD, e recentemente lancei uma versão atualizada desse curso em vídeo, que se chama Adestramento Natural +.

Acredito que as atitudes e comportamentos dos cães estão relacionados a uma busca natural por sobrevivência e que estão sempre adaptando essa busca à vida atual que eles levam conosco. Quando ensino um cão a sentar para ganhar um petisco ou um brinquedo, na minha perspectiva, ele está apenas aprendendo a caçar, por exemplo. Todos os outros comportamentos que desejamos ou não dos cães estão sempre relacionados a essa busca e por isso escolhi o nome Adestramento Natural para batizar a minha metodologia de educação.

3- Além dos cursos que você oferece, seu canal do YouTube traz muito conteúdo gratuito. Para você, qual a importância de disponibilizar esse tipo de conteúdo?

O conteúdo gratuito tem uma longa história. Iniciou há quase quinze anos, quando eu me dei conta de que eu não era a pessoa que eu gostaria de ser. Resolvi começar a tenta mudar essa realidade fazendo algum bem para o mundo e a única coisa que eu tinha para doar era ensinar às pessoas que elas poderiam educar cães sem machucar ou assustá-los, então criei uma comunidade no Orkut, onde eu doava meu tempo, respondendo dúvidas e ensinando sobre adestramento. Essa comunidade cresceu rapidamente e criei o fórum Adestrador Online, que foi por uma década o maior portal de adestramento em língua portuguesa. Logo no início deste trabalho, casei com a Michelle, que tem sido minha parceira em todos os projetos do Adestrador Online. Quando surgiu o YouTube, passamos dos textos para os vídeos e temos gerado conteúdo gratuito no nosso canal há onze anos. Apesar de termos conteúdo pago, ainda continuo esse trabalho filantrópico, que visa ensinar às pessoas sobre formas amigáveis de educação, treinamento além de assuntos variados relacionados aos cães e à nossa relação com eles.

4- Na sua opinião, qual deve ser a principal característica do bom adestrador?

É complicado escolher uma característica principal, porém a mais importante é ter muita paciência.

5- Que dica você daria para quem quer seguir essa profissão?

Existem metodologias muito distintas, quando falamos de adestramento. Alguns profissionais ainda trabalham de forma clássica, usando força, medo, pressão, obrigando o cão a agir como desejam. Isso pode ser visto até mesmo na TV. Existem outros que utilizam as recompensas, como petiscos e brinquedos, mas que ainda acreditam ser necessário punir um cão para fazê-lo aprender. A terceira linha de trabalho usa a psicologia, pesquisas científicas e métodos aprovados pelo mundo acadêmico. No futuro, somente essa linha de trabalho deve permanecer, então escolha esse tipo de profissional para aprender.

O Consumo de Valor agradece a contribuição do Tomás, um verdadeiro Profissional de Valor, e recomenda fortemente seu site, seu canal no YouTube e seu curso para todos os que desejam educar seus amigos cães numa relação de amor e carinho incondicionais.

DSC_7684.jpg

Fotos de Carolina Stratico

4 comentários sobre “Profissionais de Valor: Tomás Szpigel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s