Animais de estimação

Quem nos acompanha sabe que estamos sempre despertando a reflexão sobre como certas coisas que muitos veem como gastos podem nos trazer um crescimento valioso. Com os animais de estimação é isso que ocorre: muitos têm vontade de ter um pet, mas acham que o gasto não compensa.

É verdade que precisamos nos planejar e ter consciência de que teremos que abrir mão de certas coisas para proporcionar uma boa vida ao bichinho, mas a companhia de um animal de estimação é uma das melhores coisas que podemos ter na vida e, se soubermos aproveitar, podemos aprender com eles inúmeros ensinamentos que nos ajudarão a viver melhor. Abaixo citaremos alguns.

Ganhamos perspectiva

DSC_9470.jpg

Quem não gosta de chegar em casa e encontrar um animalzinho brincando, dando carinho e nos fazendo sentir que somos importantes para alguém? Os animais de estimação têm o poder de nos mostrar que o amor pode vir de qualquer lugar.

Com a inocência deles e sua forma de viver eles nos mostram que a vida não deve ser levada tão a sério e que é preciso uma dose de diversão para sermos felizes. Suas características físicas encantadoras nos transmitem sensações de conforto e paz. Não é à toa que as crianças se aninham com bichos de pelúcia: eles nos transmitem felicidade e, com a sua tranquilidade, nos passam a sensação de que está tudo bem.

Muitas vezes nos vemos absortos em problemas que nos parecem gigantes. Quando percebemos outro ser vivendo independentemente do que ocorre no nosso trabalho, na política ou em qualquer outra situação estressante para nós, temos a oportunidade de perceber que nossos problemas talvez não sejam tão graves assim.

Ao mesmo tempo, os medos que eles têm de coisas que são insignificantes para nós, como barulhos e situações com as quais estamos acostumados, nos fazem lembrar de que somos todos diferentes e que nada é absoluto: os problemas que encaramos não é visto da mesma forma por todos, o que significa que eles não são graves por si só, mas pela forma como os vivenciamos. Isso não significa que não sentiremos mais o estresse causado por eles, mas que temos a oportunidade de entender que aquilo não precisa ter a dimensão que nós damos, e que é possível levar tudo de forma mais leve.

Temos contato com a natureza

DSC_3628-2.jpg

Estamos cada vez mais distantes da natureza, vivendo em grandes centros e fechados em apartamentos. Negamos nosso lado natural cada vez mais, o que nos deixa infelizes e com a sensação de estar faltando algo que nem sabemos o que é. A presença de um animal nos dá a chance de vivermos mais próximos da natureza e das necessidades básicas que todos compartilhamos.

A necessidade de socialização, de contato com o exterior e até a luta por territórios são características compartilhadas por nós, já que somos também animais. Conviver com os pets nos faz entrar em contato com a natureza e com o mundo simples em que eles vivem.

Isso nos lembra de que nossa vida não consiste apenas em bens materiais ou no trabalho que exercemos. Somos parte da natureza e temos que fazer contato com esse nosso lado se quisermos nos entender um pouco melhor. Viver a vida exterior é necessário, mas apenas olhando para nossas necessidades e características primitivas teremos a chance de nos conhecer e nos sentir plenos.

Praticamos o altruísmo

DSC_8195

Cuidar de outro ser vivo é uma oportunidade única. É quando temos a chance de tirar o foco do nosso ego e nos entregar a fazer o bem a outro ser, o que pode trazer muita coisa boa, inclusive autoconhecimento. Temos a oportunidade de ver outra faceta de nós mesmos quando abrimos mão do nosso tempo, dinheiro e energia para dedicar a um “simples” bichinho.

Os animais são parte da natureza e do nosso ambiente, por isso estimulamos o senso de fraternidade quando cuidamos deles. Fica mais fácil entender que somos todos parte do mesmo planeta e que temos responsabilidade sobre a forma como convivemos com os outros seres.

Despertamos nosso lado altruísta e somos capazes de nos importar e cuidar de um ser que não é como nós, mas que vive e tem sentimentos. Esse olhar para fora do nosso nariz nos ajuda a ser pessoas melhores e a ter mais compreensão com quem é diferente, entendendo que todos os seres vivos têm necessidades que podem ser diferentes das nossas, mas não são menos importantes, e que podemos abrir mão de um pouco do que fazemos por nós para ajudarmos o outro.

É preciso responsabilidade

DSC_2629

É importante lembrar que adquirir um animal de estimação é um ato de muita responsabilidade. É preciso planejamento financeiro e de rotina para que consigamos oferecer tudo que o animalzinho precisa.

Um animal é uma vida que merece ser muito bem cuidada. Por isso é importante que tenhamos uma reserva financeira para eventuais emergências (mais uma vez nos deparamos com a importância de guardar dinheiro). Uma simples cirurgia pode sair caro e precisamos estar preparados para esse tipo de eventualidade. Hoje uma opção existente é a contratação de planos de saúde para seu pet, o que deve ser minuciosamente pesquisado e analisado.

Mas nem só de dinheiro necessita um animal de estimação: é preciso darmos atenção, amor, brincadeiras, passeios, educação… enfim, lembrarmos que os pets não estão aqui para nos servir da forma como bem entendermos, mas para viver conosco como em qualquer relação: numa troca de amor e cuidados.

Conviver com um bichinho é uma dádiva e pode nos ajudar a viver melhor, mas temos que pensar na responsabilidade dessa decisão. Depois de nos assegurar de que há espaço em nossas vidas e em nosso bolso, vale muito a pena adotar ou adquirir um animal de estimação. Eles enriquecem a nossa vida e, se soubermos aproveitar, podemos aprender muito com esses seres que são só amor.

Fotos de Carolina Stratico

5 comentários sobre “Animais de estimação

  1. Antes de casar, eu, Srº. Milionário, tive gatos. Todos eram vira-latas e a dois ficaram comigo conosco até o final da vida. Sãos como crianças que, de certa forma, envelhecem rápido. Precisam de muitos cuidados e podem dar muito amor em troca. Excelente matéria.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s