Dia das mães: dicas para presentear sem consumismo

O Dia das Mães está cada vez mais perto e com ele surge o desejo de presentear aquela que é, sem dúvida, uma das pessoas mais importantes de nossa vida. Independentemente da data ter sido criada com fins comerciais ou não e do mercado aproveitar-se dela, o fato é que as mães são pessoas especiais e merecem ser homenageadas, então é válido aproveitar esse momento, em que elas esperam por isso, para dar uma singela demonstração do nosso carinho.

Presentear sem cair no consumismo nem sempre é fácil. Muitas vezes somos levados pelas propagandas e acabamos comprando itens genéricos que agradam mas não demonstram todo o carinho e cuidado que gostaríamos de oferecer. Hoje daremos dicas para presentear qualquer pessoa, demonstrando que é possível praticar o consumo de valor e demonstrar o amor que sentimos pelos que nos são especiais através de presentes que, como os itens que escolhemos para nossas vidas, terão significado para quem os receber.

Personalize

pexels-photo-207799.jpegHá alguns anos a noção que tínhamos de presente de dia das mães era, invariavelmente, eletrodomésticos. Essa fase já passou há muito tempo e hoje temos a noção de que as mães são, antes de tudo, indivíduos com personalidade, vontades e sonhos. Por isso o primeiro passo para acertar no presente certamente é refletir sobre a pessoa que será presenteada: qual o estilo dela, o que faz parte de sua rotina, do que ela realmente gosta.

Uma das dificuldades ao presentear alguém muito próximo é que muitas vezes acabamos confundindo o gosto da pessoa com o nosso e dando presentes que não necessariamente dizem muito sobre ela. Para evitar isso a solução é simples: focar no outro. Pensar em sua vida e no que ela gosta de fazer sem julgamento de valor, sem pensarmos se nós gostamos também ou não. Assim podemos presentear com algo que a pessoa realmente apreciará, pois fará sentido para ela.

Apresente soluções

person-woman-apple-hotel.jpgSabemos que a fase “mãe = eletrodomésticos” já passou, mas nada impede que você presenteie sua mãe com aquela máquina de pão que ela sempre quis. A desconfiança com esse tipo de item utilitário não deve ultrapassar a vontade e necessidade da pessoa presenteada. Ou seja, se ela tem uma dificuldade no dia a dia, é interessante presenteá-la com a solução. Embora alguns itens possam por si só parecerem impessoais, o fato de ouvir os desejos dela e querer facilitar seu dia a dia transmite carinho e cuidado. Isso não significa simplesmente repor um objeto que tenha quebrado, mas dar o que ela realmente quer e precisa.

A vantagem de presentear alguém próximo é que muitas vezes sabemos o que ela gostaria de ganhar. Se a sua mãe sonha com um item, é claro que ficará muito feliz com o presente, ainda que você não ache muita graça naquilo. Se for esse o caso, nada te impede de transformar esse objeto num presente legal: ao invés de dar simplesmente o que ela precisa, que tal adicionar um item especial, um segundo presente escolhido por você? Além da felicidade de ganhar algo que já queria, ela se surpreenderá com outro presente ainda mais carinhoso.

Faça você mesmo

pexels-photo-159984.jpegCertamente há poucas coisas mais carregadas de sentimentos do que algo feito pelas suas mãos. Com os inúmeros tutoriais de DIY que existem pela internet fica fácil descobrir como fazer o presente ideal para a sua mãe.

O item que é feito por nós contém ingredientes especiais: nosso esforço e talento, que são colocados ali com muito amor. No caso das mães, o presente feito a mão ainda é recebido com orgulho porque ela percebe nele uma demonstração do seu talento, além do tempo despendido com ela, coisa cada vez mais difícil em nosso dia a dia atribulado. Depois de ter investido tanto cuidado em seu nascimento e criação, ela certamente compreenderá o amor envolvido no seu presente e apreciará receber isso de volta.

Compre do pequeno

pexels-photo-398532.jpegNão tem habilidade para fazer algo ou não dispõe de tempo? Que tal comprar um presente feito por um pequeno negócio? O que é feito em pequena escala tem exclusividade e é feito com muito mais atenção do que o que vem da fábrica. Aproveite para conhecer o fabricante e sua história e passe isso adiante. Agregue ao seu presente o valor de como ele foi pensado, produzido e como chegou até você.

Nós somos seres sociais e gostamos de saber a história pessoal que existe por trás dos produtos artesanais. Isso mostra que você se empenhou para dar não apenas um produto de que a sua mãe gostasse, mas algo único e feito com amor e atenção. Além disso, você contribui para o crescimento de pessoas reais que trabalham com dedicação.

Dê experiências

women-friends-friendship-helping-together-160767.jpegÉ bom lembrar que um bom presente não precisa ser um objeto que ocupará mais espaço na casa de quem o ganhou. Ótimos presentes são aqueles que possibilitam experiências, que são realmente vividos pela pessoa presenteada.

Uma tarde de massagens, um concerto musical, uma viagem ou um curso são presentes que, apesar de não ficarem numa estante, nunca se perderão. Assim como nós não temos o objetivo de comprar apenas para acumular, o nosso objetivo não deve ser esse ao presentearmos. Devemos escolher nosso presente de forma a enriquecer a vida de nossas mães e pessoas queridas com experiências prazerosas.

Agrade quem você gosta

pexels-photo-701014.jpegLembre-se que o objeto dado como presente é apenas um objeto e que o grande valor do presentear está no ato em si. Por isso não importa tanto o preço do presente ou se ele vai ser trocado por algo que agrade mais a pessoa; a beleza desse ato está no tempo e esforço despendidos ao pensarmos no presenteado. Então não se preocupe tanto com o que você dará, mas em como dará: foque em demonstrar o seu amor e carinho pela pessoa presenteada. Seu gesto sempre será maior do que o item dado e, se for oferecido com amor, certamente fará sua mãe muito feliz.

Aliás, procuremos presentear nossas mães com mais presença, paciência e compreensão, não apenas nessa data mas durante todo o ano, lembrando sempre do cuidado que essas mulheres nos dedicaram durante a vida e do carinho que elas merecem em troca. O Dia das Mães deve ser lembrado e comemorado, mas que possamos, além de um bom presente, oferecer o amor que elas merecem todos os dias.

6 comentários sobre “Dia das mães: dicas para presentear sem consumismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s