O consumo de valor e a saúde

Quem tem alguma noção de educação financeira sabe quanto vale o seu dinheiro. A quantia que pagamos ao consumir qualquer produto é fruto do nosso esforço e por isso vale muito mais que o seu simples valor nominal. Essa consciência muitas vezes nos leva a querer reter e poupar o máximo possível para ver o patrimônio crescer. Por isso evitamos certos gastos, preocupados com o seu impacto em nosso planejamento financeiro.

Ao praticar o consumo de valor, entendemos que o dinheiro deve servir para aumentar nosso patrimônio e nos proporcionar tranquilidade financeira, mas que também deve preencher outros aspectos importantes de nossa vida. Sabemos que somos seres holísticos e que não podemos alcançar a felicidade sem encontrar um equilíbrio entre as várias áreas que nos compõem. A saúde, mesmo sendo um dos aspectos mais essenciais em nossa vida, muitas vezes é negligenciada. Mostraremos porque esse investimento é um dos mais importantes e como ele te ajudará a ter sucesso inclusive no campo financeiro.

O exercício físico como autoconhecimento

pexels-photo-863974.jpegUma das formas mais eficientes de cuidarmos da saúde é praticando exercícios físicos. Nossa vida sedentária, recente em termos históricos, não se adequa às necessidades primitivas do nosso corpo, e por isso precisamos compensar essa falta com exercícios que a princípio não fariam parte da nossa rotina.

Muitas vezes acreditamos que o horário e dinheiro despendidos com exercícios físicos seriam melhor aproveitados em algo relacionado ao trabalho e à produtividade. Entretanto, nos esquecemos de que atividades paralelas ao trabalho e que nos permitem algum crescimento também configuram investimento profissional. Os benefícios da prática de exercícios físicos são inúmeros, mas queremos citar o contato que ela proporciona entre nós, nosso corpo e nossa mente.

pexels-photo-12343.jpegQuando praticamos exercício físico investimos tempo e energia para entrar em contato conosco, com o nosso corpo e nossa mente, auxiliando no autoconhecimento e na autoconsciência. Trabalhamos o corpo, que libera substâncias benéficas a nós, e descansamos a mente, cansada do dia a dia exaustivo que levamos. Ao mesmo tempo aumentamos nossa capacidade de aguentar provações e de superar desafios, pois somos levados a essas realizações no campo físico. Quem nunca sentiu que era capaz de realizar qualquer coisa depois de atingir uma meta de corrida, por exemplo?

Com maior autoconsciência corporal conseguimos distinguir melhor quem somos e o que acontece em nosso corpo frente aos diferentes estímulos que encontramos diariamente, inclusive no trabalho. Descobrimos nossa força e nos sentimos capazes de superar obstáculos. Todos esses benefícios nos preparam para termos mais sucesso na área profissional e também na pessoal, facilitando por exemplo a adoção de novos hábitos benéficos como a prática do consumo de valor.

Mais saúde, mais dinheiro

pexels-photo-927022.jpegAlém dos ganhos citados com a prática do exercício físico, o cuidado com a saúde em geral nos permite ganhar mais dinheiro, pois nos tornamos mais capazes física e mentalmente para o trabalho. Quando cuidamos da saúde temos mais energia para trabalhar e nos sentimos motivados e dispostos. O dinheiro gasto com saúde, seja ela física ou mental, é considerado autoinvestimento porque, ao contrário do gasto fútil incitado pelo mercado, reverte a nosso favor.

Infelizmente muitos de nós vivem em trabalhos estressantes, que demandam muito esforço mental e nos obriga a conviver com situações prejudiciais, como o trânsito e ambientes nocivos. Nosso corpo, assim como nossa mente, precisa ser cuidado para que não adoeça nessas situações, até porque a enfermidade significa menos trabalho e, portanto, menos dinheiro. O cuidado com o bem estar é o primeiro passo no sucesso profissional, visto que nossa força de trabalho é cada vez mais demandada e depende da saúde para atingir seu ápice e se manter assim.

Mais saúde, menos gasto

headache-pain-pills-medication-159211.jpegApesar de vivermos num país que oferece saúde gratuita, sabemos que nem sempre podemos contar com isso e que o gasto nessa área, quando ocorre, costuma ser muito alto e contínuo. O dinheiro que investimos na precaução é certamente menor do que o despendido na recuperação – até porque precisamos englobar no cálculo os lucros cessantes. Remédios são caros, hospitais são ainda mais e talvez não precisemos passar por nada disso se tomarmos algumas precauções. Assim, além de todos os benefícios citados, o investimento na saúde evita gastos futuros e nos permite manter nosso planejamento financeiro.

Além disso, quando praticamos o consumo de valor aprendemos que não adianta nada consumir freneticamente se não pudermos aproveitar nossos bens. Cuidar da saúde nos faz olhar para o que é essencial. Nossa vida se torna mais simples ao lembrarmos que o mais importante não é o que temos, mas quem somos e como vivemos. Fica mais fácil não ceder aos impulsos consumistas e manter em mente nossas metas e valores quando focamos no que é realmente importante: nossa vida e nosso bem estar. Consumimos menos, com mais intenção e valor.

Ou seja…

pexels-photo-853408.jpegQueremos crescer, nos tornar pessoas melhores e mais ricas – por que não? Queremos enriquecer nossa vida com valores, esforço e também com dinheiro. Mas de nada adianta tantas metas e sonhos se não tivermos força para correr atrás do que queremos. Quando investimos na saúde, cuidamos de nós e damos importância a quem somos e ao corpo que nos carrega. Vivemos mais e com mais qualidade, nos deparando com mais oportunidades para realizar tudo que queremos e energia para superar os desafios.

Ao praticar o consumo de valor lembramos que nossa vida não deve ser desperdiçada com o foco em bens materiais, mas deve ser aproveitada ao máximo, nos preocupando principalmente com as relações que construímos. Essas relações, estabelecidas com tudo que faz parte de nossas vidas – inclusive nossos bens – devem ser especialmente boas quando são voltadas a nós mesmos, ao nosso corpo e mente. Apenas quando cuidamos de nós temos capacidade para cuidar do outro e para viver plenamente.

pexels-photo-979599.jpegNossa vida é muito frágil e ninguém pode garantir nem um minuto a mais do que esse que vivemos agora. Entretanto, devemos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para viver melhor, com propósito e trazendo o bem para o mundo. Quando cuidamos da saúde lembramos que está em nossas mãos fazer o possível para que esse minuto que vivemos agora seja vivido com o máximo de propósito e valor.

4 comentários sobre “O consumo de valor e a saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s