O que é hobby e sua relação com o consumo de valor

Hobbies são atividades exercidas pelos chamados amadores, pessoas apaixonadas que se especializam e desenvolvem uma atividade sem pretensões profissionais, apenas pela paixão. Considerado por muitos como prejudicial, já que demanda investimento e não apresenta retorno direto, acreditamos que o hobby é benéfico e tem tudo a ver com o consumo de valor.

É autoinvestimento

pexels-photo-346726.jpeg

A própria definição de hobby evidencia que ele não tem como objetivo um retorno financeiro. O amador, além de não esperar ganhar dinheiro com aquilo, ainda investe para desenvolver a atividade que gosta. Entretanto, faz parte da base do consumo de valor o consumo de objetos e atividades que nos fazem bem. O hobby é uma forma de autoinvestimento.

A pessoa que se dedica a uma atividade desenvolve habilidades pessoais que a ajudarão por toda sua vida. Somos seres holísticos influenciados por tudo que vivemos e a área profissional é aprimorada pelas atividades paralelas às quais nos dedicamos. A tranquilidade que conseguimos ao nos dedicar a uma atividade prazerosa também beneficia muito nossa vida, já que nos permite desligar dos problemas e relaxar do estresse diário, aumentando nossa produtividade e nossa competência para ganhar dinheiro.

Ajuda a economizar

pexels-photo-349727.jpeg

Embora o hobby demande certo investimento financeiro (alguns mais, outros menos), de forma geral ele nos ajuda a fugir do consumismo. Quando desenvolvemos uma atividade de forma séria, inevitavelmente colhemos conquistas e prazeres pelo simples exercício daquela paixão. Esses sentimentos positivos nos ajudam a anular as ideias negativas transmitidas pelo mercado, tornando mais fácil superar os impulsos consumistas. Dessa forma, ainda que estejamos injetando dinheiro numa atividade que não gera retorno financeiro direto, temos mais satisfação pessoal para praticar o consumo de valor.

Demanda dedicação

pexels-photo-317157.jpeg

Para que todas essas características positivas do hobby se mostrem, é necessário que levemos a sério e nos aprofundemos na atividade escolhida. A curiosidade e o interesse por coisas diferentes são ótimos e nos desenvolvem como pessoas, mas devemos ter controle e autoconhecimento para nos aprofundar apenas no que realmente é nossa paixão. Tentar desenvolver várias atividades faz com que não sejamos bons em nada e demanda muito dinheiro. Sem dedicação real não alcançamos conquistas e nos sentimos frustrados, alimentando o consumismo e nos prejudicando.

Ou seja…

pexels-photo-423366.jpeg

O hobby, visto por muitos como um vilão para a carteira, pode sim nos ajudar a praticar o consumo de valor. Afinal de contas, é uma atividade que nos deixa em contato com nossas paixões e nos permite focar em consumir os valores que nos são importantes. Dessa forma, nos tornamos pessoas melhores e mais preparadas para gerar dinheiro e consumir o que nos faz bem.

10 comentários sobre “O que é hobby e sua relação com o consumo de valor

    1. Pois é Carol, muita gente foca em economizar e acaba deixando de lado outros aspectos importantes da vida… O trabalho e o dinheiro devem nos proporcionar segurança, sim, mas também felicidade, e é o que tentamos incentivar com o consumo de valor!
      Continue com a gente! Um beijão!

      Curtir

    1. Com certeza, mas infelizmente, assim como tem muita gente que gasta todo o dinheiro e não poupa, também tem quem fique obcecado com acumular riqueza e não dê a devida atenção à qualidade de vida. O importante é encontrarmos o equilíbrio, né? 🙂

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s