Qualificação profissional e o consumo de valor

Vivemos em uma sociedade cada vez mais qualificada e competitiva. O diploma de graduação está mais acessível que nunca e os empregos mais requisitados são ocupados por pessoas que buscaram qualificação além do requerido. Além disso, a migração de carreiras é uma realidade cada vez mais comum, já que muitos buscam viver do que gostam. Já falamos sobre a importância do autoinvestimento e hoje falaremos sobre qualificação profissional.

Formação diferenciada

pexels-photo-209234.jpegSabemos que a qualificação formal é requisito básico para o ingresso em praticamente qualquer carreira. Muitas profissões que antes eram transmitidas pela tradição hoje possuem área de pesquisa e cursos próprios, sendo estes essenciais para quem deseja aprendê-las. Apesar disso, é cada vez mais comum encontrarmos pessoas com nível superior desempregadas.

O mercado de consumo está presente em todos os lugares, atuando também na área da educação. Antes de investirmos em um curso, seja qual for ele, é necessário que pesquisemos a área em que desejamos atuar. Não é raro ver pessoas que têm facilidade para uma atividade específica (para instalação elétrica de casas, por exemplo) investirem tempo e dinheiro num curso superior que não tem muita ligação com aquela profissão (como engenharia elétrica).

A ideia de que todos precisam e terão mais sucesso cursando uma faculdade não passa de um preconceito que gera muito dinheiro para as milhares de faculdades privadas (de acordo com a Sinopse Estatística do Ensino Superior, divulgada pelo INEP em 2016, o Brasil tinha então 296 instituições de ensino superior públicas em todo o Brasil, contra 2.111 instituições privadas).

Muitos cursos técnicos, por exemplo, são mais focados e ensinam especificamente o que o profissional daquela área precisa saber para começar a trabalhar. Muitas empresas sofrem com a falta de pessoas qualificadas para um trabalho específico e acabam pagando muito mais quando as encontram, apesar da ilusão do diploma vendida pelo mercado.

Formações paralelas

pexels-photo-698928.jpegNem só de formação específica vive o bom profissional. Tudo o que já fizemos na vida colabora para que tenhamos as competências nas diversas áreas que qualquer trabalho demanda. Experiências passadas, de emprego ou não, ou até mesmo em outra carreira, agregam valor a quem as possui, assim como cursos diversos e cultura geral.

Invista especificamente na atividade que você deseja mas não deixe de praticar o autoinvestimento em todas as áreas da vida. Invista na saúde física e mental, construa relações, enfim, seja mais do que esperam. O autoconhecimento, tão importante para o consumo de valor, também colabora no sucesso profissional, já que ajuda a desenvolver a inteligência emocional, essencial na escolha e desenvolvimento de qualquer profissão.

Paixão

pexels-photo-92670.jpegPara vencer em qualquer área é necessário muito esforço, motivação e persistência. O segredo para encontrar a profissão que te permita ter todas essas qualidades não é nada mais que a paixão. Apenas quando realmente gostamos da atividade que desenvolvemos e vemos nela sentido e concordância com nossos valores é que conseguimos nos destacar e sermos realmente bons.

Isso não significa necessariamente que o caminho seja sempre perseguir profissionalmente aquilo que te dá mais ânimo na vida, mas significa que precisamos encontrar ligações entre o trabalho que realizamos e os valores que vivemos. É necessário que encontremos o caminho pelo qual fazemos diferença no mundo com nosso trabalho.

Ou seja…

pexels-photo-407237.jpegO mercado de trabalho está tão competitivo que não é mais suficiente seguir a velha fórmula da faculdade. Precisamos, como tudo no consumo de valor, analisar as opções e decidir por aquela que mais faz sentido em nossa vida. Só assim teremos a chance de nos sentir felizes com nosso trabalho, pois reconheceremos nele os valores que são nossos pilares.

 

Um comentário sobre “Qualificação profissional e o consumo de valor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s