O que é autoinvestimento e sua relação com o consumo de valor

Somos o tempo todo bombardeados com propagandas e incentivos para consumir. Nossos familiares e amigos esperam que tenhamos certas coisas e nossa mente nos diz que precisamos gastar dinheiro o tempo todo. Para os praticantes do consumo de valor todas as compras devem ser meticulosamente analisadas, para que as melhores decisões de consumo sejam tomadas. Dentre as coisas que consumimos há um gasto, entretanto, que sempre vale a pena: o autoinvestimento.

O autoinvestimento é dinheiro aplicado a você

pexels-photo-935756.jpegAutoinvestimento é qualquer gasto que tem como objetivo melhorar quem você é. Pode ser um curso de qualificação profissional, um plano de academia para ajudar na saúde, ou até sessões de análise. Se a atividade te ajudará a ficar mais feliz, mais tranquilo ou mais competente, é dinheiro bem gasto. Conhecemos o valor do nosso dinheiro e sabemos que só faz sentido gastá-lo com o que nos faz bem. Se nosso objetivo é cultivar valores ao invés de apenas comprar bens que não nos trazem felicidade, a melhor forma de conseguir isso é aprimorando quem somos.

O auto investimento gera mais dinheiro

pexels-photo-209234.jpegQuando investimos no nosso bem-estar ou na nossa competência profissional temos mais ânimo para trabalhar e gerar dinheiro. A tranquilidade que podemos adquirir com o autoinvestimento nos permite ser criativos até na solução de problemas. A saúde, outra área essencial, nos permite continuar em nossa jornada e até aumentar nosso rendimento, gerando mais capacidade de trabalho. O autoinvestimento serve para nos fazer melhores e, portanto, capazes de ganhar ainda mais dinheiro, que no futuro trabalhará para nós.

Nem tudo é autoinvestimento

pexels-photo-919436.jpegO único cuidado que devemos ter é analisar se o gasto pretendido é mesmo um autoinvestimento. Muitas vezes ficamos animados com produtos que parecem milagrosos ou de fácil resultado. As propagandas ajudam a vender essas ideias, apresentando certos cursos ou atividades como perfeitos e necessários para todos.

Lembre-se que um gasto só pode ser considerado autoinvestimento se faz sentido em sua vida. Pagar por um plano de academia e ir só de vez em quando, por exemplo, não entra nessa definição. Os produtos vendidos como autoinvestimento devem ser analisados como qualquer outro, para que sejam adquiridos apenas após a certeza de que se encaixam verdadeiramente à nossa vida, aos nossos valores e a quem somos.

Ou seja…

pexels-photo-541523.jpegQuando nos capacitamos – seja em qualquer área da vida – temos mais assertividade para saber o que nos faz bem e procurar o melhor. Com o autoinvestimento conseguimos competências diferentes que nos ajudarão na nossa carreira, na nossa vida pessoal e até no auxílio de outras pessoas. Temos mais liberdade de escolha porque enfrentamos menos obstáculos internos e externos. Utilizando nosso dinheiro para crescer, praticamos o consumo de valor e nos ajudamos a chegar cada vez mais longe.

Um comentário sobre “O que é autoinvestimento e sua relação com o consumo de valor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s