A análise de compra

Uma das bases do consumo de valor é a análise séria de cada compra antes que ela seja realizada. Embora seja uma avaliação subjetiva e pessoal, criamos um passo a passo simples de como pode ser feita, para te ajudar a consumir melhor e ser mais feliz.

1- Quais são seus valores?

pexels-photo-235554.jpegA coisa mais importante que você deve ter em mente (o tempo todo e para tudo que faz) são os seus valores. Valores são qualidades que você considera importantes e nas quais pretende basear todas suas ações.

Pode parecer subjetivo demais, então se você nunca refletiu a respeito disso, faça o seguinte exercício: imagine que uma pessoa que te conhece vai descrever seu caráter para um desconhecido. O que você gostaria que constasse nessa descrição? Honestidade, humildade, bondade, seriedade? A lista de valores que podemos adotar é imensa, mas por ora escolha as 5 mais importantes para você e anote num papel. Ande sempre com ele para lembrar-se de que todas suas ações devem espelhar essas qualidades.

Suas compras também devem seguir os valores que você escolheu para sua vida. Por isso o primeiro passo para analisar uma compra é refletir se aquele produto, serviço ou atividade respeita seus valores. Será que essa compra será feita só para causar inveja? Ou para jogar na cara da vendedora que te tratou mal? Ou será que ela serve para concretizar aqueles valores e te tornar uma pessoa melhor? Lembre-se que a cada decisão que você toma, fica mais perto ou mais longe de ser quem você deseja.

2- Cabe na sua vida?

pexels-photo-894092.jpegReflita sobre o seu dia a dia e sobre os ambientes em que você vive. Pergunte-se: “faz sentido, hoje, para mim, adquirir esse produto? Ele ajudará a minha vida ou me atrapalhará?” Muitas vezes admiramos e desejamos certas coisas que não se encaixam no nosso estilo de vida. Somos levados a adquirir objetos que nem cabem na nossa casa! Pense sobre a sua vida e analise se aquela compra irá acrescentar algo de bom à sua vida ou virá apenas entulhá-la.

3- Cabe na vida que você almeja?

pexels-photo-943960.jpegAgora pense no futuro, nas suas metas de longo prazo. Analise se o produto que você pretende adquirir faz sentido na realidade que você quer construir. Será que ele te servirá conforme a sua vida seguir para onde você deseja? Ou esse consumo irá, ao contrário, dificultar sua jornada? Se é uma necessidade temporária, talvez seja possível substituir esse produto por outro, ou até produzi-lo com a ajuda do DIY. As necessidades de hoje são importantes, mas é para o futuro que você está caminhando e sem estratégia não chegará onde deseja.

4- Esse é o melhor momento?

pexels-photo-919436.jpegUma das fraquezas mais aproveitadas pelo mercado é o nosso imediatismo natural.  O consumismo trabalha com o nosso desespero em adquirir o máximo no menor tempo, e a análise de compra deve combater isso. Se você já passou por todas as reflexões e chegou à decisão de que vale a pena realizar a compra, acrescente este item à sua lista de compras futuras. A partir daí, pense se este é o melhor momento para adquiri-lo. Analise se você tem o dinheiro e se ele não seria melhor investido em outra coisa neste momento. Se puder esperar e houver uma previsão de queda de preço, espere, senão vá para o próximo passo.

5- Esse é o menor preço?

numbers-money-calculating-calculation.jpgChegou o momento da compra. Com a certeza de que esse produto melhorará sua vida, procure o menor preço. Conhecemos o valor do nosso dinheiro e não pagaremos nem um centavo a mais do que o necessário. Para isso, analise: este produto realmente vale seu preço monetário? Se a resposta for positiva, tente encontrar o menor preço: dá para comprar online numa loja confiável? Ou sai mais barato numa loja física? Você tentou negociar um desconto? Usou um vale promocional? Esse não é o foco da compra, mas se for possível economizar, economize!

Ou seja…

pexels-photo-264771.jpegComo toda decisão que tomamos na vida, cada compra deve ser pensada e analisada seriamente. Nosso dinheiro vale muito. Vale tanto que o mercado está louco para pegá-lo. Por isso, antes de entregá-lo, tenha certeza de que está recebendo o valor que merece em troca. Consuma bem e seja feliz. Pratique conosco o consumo de valor.

Um comentário sobre “A análise de compra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s