Fuja da ostentação

Provavelmente você sabe o que significa a palavra “ostentação”: nós ostentamos quando nos esforçamos para mostrar aos outros o que temos. Vivemos numa sociedade de consumo e sabemos que muito do que somos é julgado pelo que possuímos, mas te recomendamos a não entrar nesse jogo, e te mostraremos porquê.

Perpetua a ideia do ter

pexels-photo-928201.jpegTodos queremos ser notados e apreciados pelos outros e a ostentação é uma forma quase garantida de conseguir isso. Entretanto, quando participamos desse jogo estamos perpetuando a ideia de que ter é mais importante que ser. Ostentando, pedimos que nos julguem a partir de nossas posses, o que significa que estas são mais importantes para nós do que nossa personalidade, nossa história e tudo o que compõe quem somos. Para vivermos numa sociedade melhor, de maior compreensão e respeito às diferenças, precisamos cultivar a importância do ser.

Te faz se esquecer de você

pexels-photo-347135.jpegEnquanto nos preocupamos em competir com os outros esquecemos de olhar para dentro e perceber quem somos e o que nos faz felizes. Como poderemos alcançar a felicidade se não sabemos o que nos faz bem? Além disso, vencer outras pessoas causa uma sensação muito boa, mas nos vencer é ainda melhor. Competir conosco é o que faz com que sejamos cada vez melhores e mais felizes. A superação pessoal é um valor  que nos permite alcançar sempre mais.

Te faz SER menos

heartsickness-lover-s-grief-lovesickness-coupe-50592.jpegQuando você ostenta não está apenas fingindo que seus bens são mais valiosos do que você. A partir do momento em que se preocupa mais em mostrar do que em ser, você realmente está sendo superficial e pobre. Pobre de espírito, pobre sobre quem você é. Quando entende que a riqueza vem do que sentimos, você supera a necessidade de aprovação e torna-se mais. Mais seguro, feliz e valioso.

Te faz TER menos

business-money-pink-coins.jpgA ostentação demanda dinheiro, fruto do seu trabalho, para uma atitude que não traz nada de positivo. No final das contas você acaba com bens que não te trazem felicidade e sem dinheiro para o que te importa. Quanto mais você participa desse jogo, mais precisa investir nisso, muitas vezes adquirindo até dívidas e comprometendo a tranquilidade e a saúde para impressionar pessoas que não merecem sua atenção.

Ou seja…

pexels-photo-287240.jpeg

Gostamos de dizer que a ostentação consiste na arte de ficar pobre tentando parecer rico. Pobre em todos os sentidos, sem autoestima, sem relações sólidas e sem dinheiro. Não temos tempo para parecer porque estamos ocupados em ser. Sermos melhores a cada dia, mais felizes e mais conscientes da nossa essência e do nosso valor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s