Por que o artesanato deve ser valorizado

O artesanato surgiu muito antes das sociedades organizadas e foi determinante no desenvolvimento da espécie humana. Apesar disso, os produtos industriais tornaram-se os queridinhos da maioria e o consumismo relegou as atividades artesanais a segundo plano. O preço não competitivo desses produtos, fruto da menor capacidade de produção, também desencoraja a compra por quem não se preocupa com valor. Mas nada disso importa para nós, praticantes do consumo de valor, que continuamos apoiando e consumindo o artesanato. A seguir explicaremos algumas das razões.

É único

pexels-photo-65451.jpegO artesanato produz peças únicas. Feito a mão, cada produto é inevitavelmente criado de uma forma específica. Ainda que o artesão produza de forma rápida e repetitiva, cada item tem sempre um resultado diferente, conferindo vida e personalidade ao item. Numa sociedade em que o consumismo prega a uniformidade de bens, aparência e ideias, o ato de comprar algo realmente único celebra o pluralismo e as diferenças.

É trabalhoso

pexels-photo-355155.jpegConstruir um objeto do nada não é fácil. Algumas atividades artesanais são mais rápidas, outras mais lentas, mas todo artesanato demanda cuidado, tempo e até saúde do artesão. Movimentos manuais desgastantes são parte do preço que pagamos pelo produto artesanal, e não poderia ser diferente. Compramos o esforço, o cuidado e a habilidade do artesão que faz com carinho e paciência um produto único para cada um de nós.

Carrega tradição

pexels-photo-320577.jpegO artesanato foi passado entre gerações até chegar aos nossos dias. Certamente muitos métodos e habilidades se perderam no caminho, mas diversas atividades artesanais que repetimos hoje nada mais são do que heranças de tempos longínquos. Valorizar o artesanato de hoje é valorizar as pessoas que desenvolveram e transmitiram essas formas de criação que há algum tempo eram as únicas possíveis. Deixar de consumir o produto artesanal é ajudar a extinguir técnicas milenares.

É feito por pessoas reais

pexels-photo-890844.jpegEnquanto as indústrias trabalham com máquinas e linhas de produção, o artesanato é feito por pessoas reais, que têm uma história pessoal ligada ao artesanato. Pessoas muito diferentes, com histórias e capacitações diversas, recorrem ao artesanato para ganhar dinheiro e manter a família. Muitas vezes com uma margem de lucro minúscula, frente à desvalorização do setor, enquanto as indústrias ganham muito fabricando em grande quantidade. São pessoas que possuem uma ligação emocional com aquela atividade e dedicam muito cuidado e amor a cada peça. Toda vez que compramos um produto artesanal ajudamos pessoas a espalhar beleza e personalidade ao mundo.

É sustentável

pexels-photo-312591.jpegA atividade artesanal é feita em pequena escala e não provoca desperdício; pelo contrário, muitas vezes reaproveita até materiais descartados de fábricas. Não produz mais do que a demanda e não polui o planeta durante a produção. Além disso, muitas vezes é realizada por comunidades de pessoas que não possuem instrução formal e que encontram no artesanato um meio de contribuir com o mundo e sua família.

Ou seja…

crocheting-yarn-diy-knitting-162499.jpegApesar do desenvolvimento crescente da indústria, o artesanato não pode perder seu espaço em nossas vidas. O produto artesanal custa mais porque vale mais. É feito por pessoas talentosas que despendem tempo e habilidade para nos entregar um produto cheio de vida e personalidade. Consumindo artesanato homenageamos não apenas os artesãos que nos entregam seus produtos, mas as inúmeras pessoas de tempos passados que se esforçaram para manter essas atividades vivas.

6 comentários sobre “Por que o artesanato deve ser valorizado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s