O que é hygge e sua relação com o consumo de valor

A Dinamarca figura, todos os anos, no topo dos rankings de países mais felizes do mundo. Os dinamarqueses inclusive detêm o título de povo mais feliz do mundo, segundo uma pesquisa divulgada em 2016 pela Universidade da Colômbia. Certamente não há apenas uma causa para toda essa felicidade, mas boa parte dela é atribuída a um conceito: o hygge.

O que é hygge?

pexels-photo-904616.jpegA palavra hygge (que se pronuncia “huga”) não possui uma tradução literal, assim como a nossa saudade, mas pode ser entendida como aconchego. Esse conceito faz parte do dia a dia dos dinamarqueses e consiste basicamente em criar e aproveitar momentos de aconchego durante o dia.

Para desfrutar desses momentos não é necessário nada demais: um cobertorzinho quando está frio, comer com a família em um clima amistoso, convidar os amigos para um churrasquinho em casa. Praticamente todos os momentos podem ser “melhorados” com uma dose de cuidado e de hygge. Na Dinamarca até o ambiente de trabalho e os estabelecimentos comerciais se preocupam em trazer conforto e aconchego, nem que seja apenas com uma velinha acesa.

E o que isso tem a ver com o consumo de valor?

pexels-photo-243116.jpegImagine que você vive num clima de correria, do trabalho para casa e de casa para o trabalho. Nesse meio tempo você enfrenta o trânsito, o chefe chato, a salinha apertada do escritório. Você chega em casa e liga a TV no jornal para escutar sobre as tragédias do dia, ou fica fuçando no celular em busca de algo interessante. O tempo todo desejos de consumo saltam à sua vista, seja da TV, do celular, do seu cérebro. Você se sente mal com sua vida e uma solução que parece muito boa é simplesmente consumir. Já passou por isso? Tenho certeza de que, em maior ou menor medida, você se reconheceu nessa situação.

pexels-photo-840996.jpegAgora imagine que você pratica o hygge: no caminho de casa para o trabalho você anda no seu carro com um aromatizador que libera um cheirinho gostoso e ouvindo um CD com músicas de que você gosta. Ou, se pega o transporte público, lê um livro interessante enquanto escuta uma música legal no celular. Chegando no trabalho, apesar da cara feia do seu chefe e colegas de trabalho, sua mesa é o seu oásis. Lá fica uma foto de sua família, objetos que te fazem bem, uma garrafinha de água para se manter hidratado, sua caneca de café. Quem sabe até uma plantinha. Voltando para casa, você tira um tempinho para cozinhar algo de qualidade. Enquanto cuida das panelas, sua mente começa a descansar do dia cheio. Ou pede uma comida bem gostosa. Senta à mesa com sua família e dá boas risadas, fala e escuta sobre o que aconteceu de bom naquele dia. Ou se você vive só, ouve músicas de que gosta, lê um livro ou vê um programa interessante na TV. Toma um banho gostoso antes de dormir, com sua mente já relaxada o suficiente para desfrutar de um bom sono e descansar para o próximo dia.

Você sentiu a diferença? O hygge é um estilo de vida que te ajuda a entrar em contato com prazeres pequenos, simples, que não necessitam de muito dinheiro, tempo ou esforço. Quando percebemos a felicidade e o prazer nas pequenas coisas do dia a dia, nos sentimos mais plenos, menos vazios e, portanto, menos suscetíveis às modas, às propagandas e expectativas externas. Não buscamos o consumo apenas pelo prazer de consumir, mas buscamos o consumo de valor, o consumo com significado. Passamos a adquirir bens que contribuem com nossa felicidade porque sabemos que ela é muito mais do que o prazer efêmero da compra.

Ou seja…

pexels-photo-745045.jpegPara desfrutar do prazer contido nas pequenas coisas precisamos ter ao nosso lado, na medida do possível, objetos e pessoas que nos trazem sentimentos bons. E essa é a essência do hygge: procurando o aconchego e o sentir-se bem em cada momento de nossa vida, promovemos mudanças internas e externas que realmente nos fazem melhor, mais plenos e felizes. E isso resulta em menos insegurança, inveja e tristeza. Assim damos o primeiro passo para substituir a vida de consumo por uma vida de felicidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s