Por que guardar dinheiro

Você já percebeu que poucas pessoas gostam da ideia de poupar dinheiro? Crescemos com a ideia de que curtir a vida significa gastar tudo o que ganhamos e que guardar dinheiro é sinônimo de mesquinharia, de avareza. Mas isso não é verdade. Quando praticamos o consumo de valor percebemos o quão importante é poupar dinheiro e como ele nos permite desfrutar a vida de uma forma melhor.

Consumo de valor significa gastar apenas com coisas que nos fazem realmente felizes. Assim, adquirimos objetos e serviços que trazem mais do que o simples prazer de gastar: através deles nós ganhamos conhecimento, qualidade de vida, tempo, segurança, experiências positivas, etc. A reserva de dinheiro funciona da mesma forma. Você pode pensar na reserva como um bem que você adquire para melhorar a sua vida, como qualquer outro produto que você compra numa loja. Assim como um carro ou uma casa aumentam sua qualidade de vida por vários motivos, ter uma quantia de dinheiro guardada também te traz inúmeros benefícios. Abaixo listamos cinco.

1°: poupar te faz valorizar o seu dinheiro e, consequentemente, o seu trabalho

pexels-photo-313690.jpegA ideia de consumir valor só faz sentido porque valorizamos o nosso dinheiro, não é? Pois entendemos que o dinheiro que ganhamos é fruto do nosso trabalho, o que significa que cada centavo ganho (e gasto) contém um pedaço do nosso esforço. Dessa forma chegamos à conclusão de que não vale a pena gastar o nosso suor com coisas que não nos trazem algo de bom. Isso é verdade quando consumimos com consciência, mas é ainda mais forte quando guardamos dinheiro, por causa da atuação dos juros.

Os maravilhosos juros

Sim, aqueles juros que você vê aumentando sua dívida de forma assombrosa também incidem sobre o dinheiro que você guarda. Os juros são como um “aluguel do dinheiro” e, da mesma forma que eles fazem a sua dívida crescer, também fazem com que seu patrimônio cresça. E ao ver o seu dinheiro aumentando “sozinho” (com a força dos juros), fica claro que o trabalho não serve apenas para te permitir adquirir coisas, mas também para te enriquecer. É quando entendemos a ideia de “fazer o dinheiro trabalhar para nós”, e a nossa profissão passa a ser uma atividade que nos permite guardar um dinheiro que, quanto mais guardarmos, mais “se reproduz”. É como ter alguém trabalhando para nós!

2°: poupar te faz perceber o que é realmente importante na sua vida

pexels-photo.jpgPara começarmos a poupar dinheiro nós temos duas opções: ganhar mais ou gastar menos. Como a maioria de nós já trabalha o máximo que pode, só nos resta a segunda alternativa, ou seja, cortar despesas.

Ouvir falar em cortar despesas não soa nada agradável. Logo nos vem à cabeça tudo o que deixamos de comprar por falta de dinheiro, mas não pensamos no que gastamos sem necessidade. Esse ponto de vista faz com que tenhamos a impressão de que não é possível reduzir gastos em nossa vida, mas eu garanto que é. Para isso temos que fazer um balanço, analisar o estilo de vida que temos e o que queremos ter.

Quando percebemos quais produtos realmente valem o nosso dinheiro, pois nos fazem mais felizes e completos, fica fácil abrir mão de gastos que não nos ajudam a alcançar a vida que sonhamos.

3°: poupar te permite ter coisas de melhor qualidade

pexels-photo-264771.jpegÉ isso mesmo. Poupar nos permite gastar muito mais – com coisas realmente importantes. Se formos capazes de perceber a vida que desejamos ter e cortar despesas que não são tão importantes, passaremos a juntar dinheiro. Quando encontrarmos um produto que seja realmente necessário ou que realmente fará diferença em nossas vidas, poderemos comprá-lo, ainda que seja mais caro que várias coisinhas insignificantes que deixamos de consumir nesse tempo.

4°: poupar te traz tranquilidade e liberdade

pexels-photo-908304.jpegVamos pensar em viagens: viajar é ótimo e devemos investir se sentirmos que ajudará no nosso crescimento, se for realmente importante para nós (e não porque todo mundo faz). Mas você deve concordar que viajar tranquilamente, sem impactar no orçamento e sabendo que você terá dinheiro para imprevistos e até para adquirir produtos realmente interessantes, é muito melhor do que viajar com o dinheiro contado e ainda pagando as prestações, não é mesmo?

Em outras palavras: ter uma reserva de dinheiro nos permite muito mais do que consumir. Imagine que você tivesse guardado, por exemplo, o equivalente a um ano de salário. Isso significa que você poderia continuar vivendo exatamente da mesma forma que vive hoje durante um ano sem trabalhar. Já pensou em todas as possibilidades que se abrem nessa situação? Você teria tranquilidade para procurar emprego no caso de ser demitido, por exemplo, ou poderia usar parte desse dinheiro para começar a empreender, ou viver um ano só estudando para concurso público, se desejasse.

Ter dinheiro guardado não significa apenas que você será menos atingido pelos imprevistos, mas também que você terá mais liberdade para decidir os rumos da própria vida, já que não estará preso a dívidas ou a uma renda.

5°: poupar te faz conhecer a sua força

pexels-photo-920038.jpegTrabalhar todo dia não é fácil. Temos que engolir sapos e fazer coisas que não queremos, quando não estamos afim. Mas quando olhamos para trás e vemos tudo o que já conquistamos, conseguimos força para seguir adiante, não é?

Quando a gente poupa dinheiro acontece a mesma coisa. Olhar para trás e ver o dinheiro acumulando, lembrar de produtos que deixamos de consumir por um objetivo maior nos lembra da nossa força, lembra que somos capazes de qualquer coisa quando estabelecemos uma meta, e que ninguém pode nos obrigar a fazer nada, somos donos de nós mesmos.

Esse sentimento maravilhoso de empoderamento reflete em toda a nossa vida e nós temos cada vez mais forças para correr atrás de todos os nossos objetivos: começar um negócio, aprender algo, melhorar como pessoa. O esforço de guardar dinheiro nos lembra que somos capazes de qualquer coisa.

Ou seja…

pexels-photo-573238.jpegEsses são apenas alguns benefícios de guardarmos dinheiro, os outros você sentirá na pele assim que começar. Ter dinheiro não é coisa de gente mesquinha ou ambiciosa. Poupar é coisa de gente preparada, que passa mesmo pelas piores crises sem sofrer tanto, e às vezes até ganhando com isso.

A boa notícia é que nunca é tarde para começar a poupar. Só precisamos estabelecer a vida que desejamos como meta e usar a força de vontade para persegui-la.

6 comentários sobre “Por que guardar dinheiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s