O perigo das promoções

Um dos maiores vilões que surgem quando estamos tentando consumir menos é a promoção. Como quando queremos perder peso e nossos amigos resolvem fazer churrasco todo final de semana. Pois é, saiba que justo quando você estiver começando a se tornar um(a) consumidor(a) consciente, inúmeras promoções vão surgir e parecerão simplesmente imperdíveis. Mas não são, e eu vou te explicar o porquê.

A realidade das empresas

pexels-photo-684385.jpegPrimeiramente você tem que se lembrar que as empresas não fazem boas ações. Podem até fazer ações de caridade, mas não será com você. Porque você é o alvo delas, a existência das empresas depende de vender seus produtos para seus clientes. Isso não significa que elas são más nem nada do tipo, mas significa que elas não te darão nada de graça. Se há uma situação em que o preço está mais baixo é porque ainda assim ela está ganhando bastante, você pode ter certeza.

As empresas trabalham em prol do lucro e utilizam o marketing para vender mais. Toda promoção tem apenas um objetivo: trazer mais dinheiro para ela mesma.

Não caia nas estratégias do mercado

pexels-photo-327540.jpegO segundo ponto é entender que quando uma empresa tenta te atrair ela está apelando para o seu despreparo no consumo e te dizendo o que comprar.

O nosso objetivo é gastar com significado, gastar com coisas que nos farão mais felizes. Isso exige que cada produto passe por uma séria análise antes de ser comprado. O caráter de urgência da promoção (“últimas peças”, “enquanto durarem os estoques”) agem com o objetivo de interferir na nossa capacidade racional. Nossa mente foi programada desde a nossa origem para responder rápido em situações de urgência, e as promoções trabalham com isso. Com a ideia de que uma decisão tem de ser tomada naquele momento, passamos por cima da análise que deveria ser feita e aceitamos a imposição de compra feita através daquela “promoção”.

Siga suas metas

pexels-photo-920377.jpegSe você está aqui é porque quer  consumir com significado, não é? Então lembre-se disso quando se deparar com essas situações. Lembre-se de que você não precisa daquele produto, apenas estão tentando te convencer de que você precisa. Dê as costas às promoções confiante de que você está apenas seguindo o caminho traçado por você mesmo, e de que a cada objeto insignificante a menos que você compra, mais perto está daquele realmente almejado.

Cada vez que ignoramos uma promoção nos tornamos mais fortes e confiantes, reforçamos a nós mesmos a ideia de que somos capazes de tomar as rédeas da nossa vida. E isso se reflete em todas as áreas.

Pratique o consumo de valor e seja feliz

pexels-photo-774866.jpegOportunidades de compras só existem quando falamos de mercadorias ou serviços que já constam da lista de compras futuras, pois ali estão os produtos que já passaram pelo seu crivo.

O meu conselho é o seguinte: faça a sua lista de compras futuras e fique de olho no preço desses produtos. Acompanhe e quando você perceber que realmente baixou, compre. É claro que você não ficará o resto da vida esperando que isso ocorra, se não houver promoção você deve escolher o momento mais propício e pagar o preço cheio.

O importante é entender que agindo dessa forma você vai comprar apenas o que te traz felicidade, e daí não importa muito se você vai pagar mais ou menos, o que importa é que o seu dinheiro foi gasto em algo realmente significativo para você, ele serviu para comprar não apenas um produto, mas para te entregar valor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s