O que é consumo de valor?

Nossa vida é repleta de trabalho e compromissos. Precisamos de algo que nos faça sentir bem, sentir que todo o esforço que fazemos durante a semana vale a pena e nos proporciona felicidade. Então pegamos o resultado desse esforço – nosso dinheiro – e investimos num produto que, acreditamos, melhorará nossa vida.

O prazer da compra

pexels-photo-896018.jpegVamos até o shopping e nos sentimos muito bem olhando as vitrines bonitas e as pessoas arrumadas. Somos atendidos por vendedores atenciosos e pedimos o produto que queremos. Nos entregam numa linda embalagem e nós passamos nosso cartão com prazer. Ainda passeamos mais um pouco pelo shopping carregando a sacola, orgulhosos por podermos adquirir aquele bem.

Vamos para casa ansiosos para usar nossa nova aquisição. Mal fechamos a porta de casa e abrimos a sacola, a caixa, o papel. Apreciamos aquele objeto, muito bem feito, bem acabado. Encontramos um lugar especial para ele, muitas vezes substituindo algo que não usamos mais. Aquele novo objeto, lindo e reluzente, nos serve por uma semana. E nunca mais. De vez em quando tiramos a poeira e usamos um pouco, para não nos sentirmos tão mal. Mas ele não faz diferença nenhuma em nossa vida. Isso quando chegamos a usar, porque poderíamos falar daquela roupa, por exemplo, que está no nosso armário ainda com a etiqueta. E o prazer momentâneo que aquela compra nos proporcionou só será sentido novamente com outra compra, provavelmente de outro objeto que não tem um real significado para nós.

A consequência

wallet-cash-credit-card-pocket.jpgE quanto ao dinheiro que gastamos naquele objeto? Ele também não faz diferença nenhuma em nossa vida? Imagine que com ele nós poderíamos comprar uma coisa que realmente significa algo para nós, um objeto que nos faria feliz. Ou então ele poderia ficar no banco, quem sabe no futuro ajudar a comprar o apartamento dos sonhos ou aumentar nosso patrimônio e nos deixar cada vez mais tranquilos.

Com certeza todos nós já passamos por isso. Nos esquecemos do valor do nosso dinheiro e o gastamos com objetos que não nos trazem nada além de um prazer momentâneo. Assim, acabamos com a casa lotada de coisas que não usamos, a alma cheia de desejos inúteis e a sensação de que nada nos completa. Nem sabemos o que nos deixaria realmente felizes porque não temos tempo para olhar dentro de nós. Estamos ocupados demais ganhando e gastando dinheiro.

O consumo de valor

gift-brown-shopping-market.jpgIsso acontece porque consumimos bens e não valores. Queremos o que todos dizem que é bom, o que esperam que tenhamos. Apenas quando nos conhecemos verdadeiramente somos capazes de entender o que nos faz felizes. E só teremos a chance de nos conhecer se nos afastarmos do consumismo e do desejo de responder às expectativas dos outros.

Enquanto o consumo nos permite viver, ser felizes e ter nossas necessidades e desejos satisfeitos, o consumismo nos envenena para que nos esqueçamos de quem somos e do que nos faz felizes, tornando a busca pela felicidade uma maratona eterna em que todos acabamos consumindo cada vez mais e as mesmas coisas.

pexels-photo-918496.jpegMas se somos indivíduos e temos nossa própria história, características e necessidades, como podemos ficar todos felizes consumindo o que a TV, a internet e a sociedade nos dizem para consumir? Se não pensamos em nossa vida, em quem somos e o que queremos, deixamos o outro definir nossa identidade.

Focando em saber quem somos e do que precisamos, cada nova compra preenche não apenas um espaço em nossa casa, mas principalmente em nossa vida. E isso é consumo de valor: um estilo de vida que busca mudar nossa forma de consumo para que sejamos plenos e felizes.

10 comentários sobre “O que é consumo de valor?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s