O consumo de valor beneficia todos

Consumo de valor é um estilo de vida que repensa a forma como consumimos. Não buscamos nos afastar do consumo, mas fazê-lo de forma mais consciente e significativa, analisando a real importância de cada produto em nossas vidas antes de adquiri-lo. Aqui trazemos alguns dos benefícios alcançados com essa prática.

Autoconhecimento e felicidade

pexels-photo-915972.jpegUm dos requisitos para praticar o consumo de valor é o autoconhecimento. Acreditamos que cada pessoa é única e por isso não faz sentido consumirmos as mesmas coisas. Praticantes do consumo de valor são pessoas que buscam se conhecer e entender o que é benéfico ou maléfico em suas vidas. Assim elas podem se aproximar das coisas boas e se afastar das ruins, no âmbito do consumo e fora dele.

Consumindo menos, a vida toda se apresenta de forma mais simples, menos entulhada. Damos valor ao que realmente importa, às pessoas e relações que construímos. Essa autoconsciência e a busca pelo ser em detrimento do ter tem como resultado a felicidade.

Dinheiro e tranquilidade

pexels-photo-265702.jpegPraticando o consumo de valor aprendemos o valor do nosso dinheiro, o que nos permite escapar das armadilhas do consumismo que nos são veiculadas diariamente em todos os canais de comunicação. Dessa forma não temos apenas uma diminuição do consumo, mas principalmente deixamos de desperdiçar nosso dinheiro em produtos que não nos servem.

Esse estilo de vida gera economia de dinheiro sem desprazer, pois não deixamos de comprar nada que desejamos, mas desejamos apenas o que faz sentido para nós, desejamos menos coisas. Assim, o dinheiro passa a sobrar no final do mês, mesmo quando já estamos plenos e não sentimos mais necessidade de nada. É quando começamos a poupar e investir nosso dinheiro para que ele cresça e nos proporcione cada vez mais tranquilidade e liberdade para nós e nossa família.

Uma sociedade feliz e sustentável

pexels-photo-220201.jpegPessoas felizes e plenas não invejam o outro, não têm desejo de destruição, não querem prejudicar ninguém. Sabemos que boa parte da violência que enfrentamos hoje vem do desejo de consumir, das propagandas vorazes e da ideia de que precisamos ter para sermos alguma coisa. Quando nos desprendemos desses conceitos somos mais felizes, e uma sociedade com pessoas felizes é uma sociedade melhor.

Além disso, o consumismo gera problemas que vão além do subjetivo: ele produz lixo (MUITO lixo) e prejudica nosso planeta. Quando consumimos com valor a nossa noção de descartabilidade das coisas muda, e entendemos que não podemos adquirir algo para em seguida nos livrarmos daquilo. Com a consciência de que coisas que não nos servem não devem ser adquiridas nós geramos menos sujeira e ajudamos o planeta e as gerações que viverão nele depois de nós.

Empresas praticando o consumo de valor

pexels-photo-872957.jpegCom as pessoas consumindo menos e melhor, as empresas terão que assimilar o conceito de consumo de valor e passar a entregar menos ilusões, menos produtos e mais qualidade, mais valores. Nós, pessoas conscientes do consumo de valor, procuramos empresas confiáveis que ajudam a sociedade e produzem com sustentabilidade. Isso faz com que, no longo prazo, haja um maior cuidado na atividade fabril e consequentemente a redução dos níveis de poluição. Além disso, teremos cada vez mais empresas preocupadas com a responsabilidade social e com o efetivo crescimento da sociedade, o que contribui para o crescimento de todos.

Ou seja…

pexels-photo-325521.jpegPraticando o consumo de valor nós ajudamos a construir uma sociedade mais saudável e feliz. Temos mais pessoas plenas, com valores que vão além das posses, com mais conhecimento para traçar seu próprio caminho e liberdade financeira para tanto. O consumo de valor veio para o bem. E veio para ficar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s